- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Fiscalização do Deter vistoria ônibus de turismo no PIT
11.10.2013 às 07:39h
Fiscais do Departamento de Transportes e Terminais (Deter) de Santa Catarina realizaram na manhã de quinta-feira (10), em Balneário Camboriú, fiscalização de rotina em ônibus de turismo. A pedido do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ademar Schneider, três fiscais do órgão realizaram vistoria dos itens segurança, conforto e documentação dos veículos que passaram pelo Portal de Informações Turísticas (PIT), da Avenida do Estado.
Conforme explica Schneider, a intenção de requisitar os profissionais do Deter foi a de chamar a atenção para a conscientização dos motoristas e guias de turismo, para que o visitante realize sua viagem de forma segura e legalizada. “Pretendemos solicitar com regularidade a presença dos fiscais em nosso município, como também queremos chamar fiscais da Embratur, para que os guias também estejam em consonância com a lei”, detalha.
Os fiscais Pedro Carlos Fernandes, Adenir Teodoro e Luiz Antônio Vilas Boas, do Deter, estão na região desde o dia 3 de outubro, concentrados em trabalhos na cidade de Blumenau, devido à realização da Oktoberfest. “Durante o período de muitos turistas nas cidades, existem muitos veículos de transporte de grupos que aproveitam e saem da rota de viagem autorizada. O fato de circularem fora do que prevê a autorização gera a multa”, explica Fernandes. “Geralmente notificamos e enviamos a multa pelo Correio. Dependendo da irregularidade, o veículo pode ser retido”, complementa.
A infração com maior incidência, segundo explicam os fiscais, é na documentação: a falta de registro e falta de licença para o tipo de atividade que estão exercendo. Como a fiscalização durante a Oktoberfest acontece à tarde e à noite, a equipe está realizando trabalhos pela região no período matutino.
Na quarta-feira (9), houve uma blitz na divisa entre Balneário Camboriú e Itajaí, na Rodovia Osvaldo Reis, quando foram parados 15 veículos de transporte coletivo e emitidos quatro autos de infração. A fiscalização do Deter atinge transportes escolares, fretamento de funcionários, linhas regulares de coletivos, transportes turísticos e até nos fluviais. Em consequência de um convênio com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Deter também faz a fiscalização em transportes interestaduais.
O secretário Schneider disse aos fiscais, que a temporada em Balneário Camboriú deverá surpreender em número de visitantes, devido ao forte marketing turístico feito pelo trade da região, e aos turistas já fiéis ao destino. A equipe ficou impressionada com o sistema de rotas, explicado pelo diretor de Turismo, Renê Rothenburg, e também receberam informações de como trabalham os agentes de trânsito. “Se vemos algum veículo sem o selo de permanência, ou fora da rota que o selo indica, fazemos a interceptação. No caso da ausência do selo, comunicamos a Central e escoltamos ao PIT”, explica o agente de trânsito Gonçalves.
Embarque/Desembarque
Em relação aos estacionamentos em frente aos estabelecimentos de hospedagem, o secretário de Turismo lembra que as placas de estacionamento de 15 minutos não existirão mais, e em seu lugar entrarão as de estacionamento proibido, sendo permitido aos motoristas dos veículos de turismo apenas deixar e apanhar os turistas. “Mas deverão estar no veículo, para não caracterizar o estacionamento”, reafirma o secretário.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Comunicação - Sectur
Texto e fotos: Silvia Bomm
(47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Baixar arquivo anexo desta matéria |