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Notícias
FGV realiza Estudo de Competitividade Turística em Balneário Camboriú
02.07.2013 às 17:00h
A capacidade de liderança de Balneário Camboriú, pelo fato de integrar a lista dos 65 destinos indutores do turismo regional brasileiro, estabelecido pelo Ministério do Turismo, resulta em nova responsabilidade ao município. Durante a semana que passou, um representante da Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizou uma série entrevistas e visitas técnicas na cidade, que irão gerar o "Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2013" do município.
A pesquisa é anual e a organização acontece em parceria do Ministério do Turismo (MTur), com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional) e a Fundação Getúlio Vargas. O objetivo é auxiliar os destinos turísticos a analisar, conjugar e equilibrar os diversos fatores que, além de gerar atrativos, contribuem para a evolução da atividade turística.
Em Balneário Camboriú foram realizadas 32 entrevistas envolvendo secretarias municipais, representantes de entidades de classe, responsáveis por abastecimento de energia elétrica, segurança, agência de viagens e órgãos educativos, dentre outros, que desempenham participação na cadeia produtiva do turismo. E ainda, outras 15 visitas técnicas, com apresentação de pontos turísticos do município. O prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, e o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ademar Schneider, também foram ouvidos.
“O turismo é uma das molas propulsoras de nossa cidade, por isso, estes dados são importantes, para que assim possamos continuar sendo referência de destino a ser visitado no País”, salienta o prefeito Edson Piriquito. O secretário Ademar Schneider avalia que o levantamento "irá traduzir a realidade turística, evidenciando potencialidades e qualidades, além de auxiliar no planejamento estratégico de novas ações, fazendo com que Balneário Camboriú continue ganhando destaque".
Segundo o consultor da FVG, Marcelo Henrique Abreu, o estudo é baseado em quase 700 perguntas, divididas em 13 dimensões: aspectos sociais, ambientais, infraestrutura geral, acesso, políticas públicas, serviços e equipamentos turísticos, monitoramento, capacidade empresarial, marketing e promoção do destino, atrativos turísticos, aspectos culturais, cooperação regional e economia local.
A noção de eficiência direciona cada nota nas 13 dimensões, que vão de 0 (zero) a 100, na qual questões gerenciais pontuam, visto a capacidade do município em conceber e implementar estratégias. Como o estudo de competitividade gera um diagnóstico completo sobre os diversos aspectos que tornam dinâmico o mercado, o resultado real é no sentido de que cada destino se autoanalise, e assim tenha planejamento e desenvolvimento.
Desta forma, Balneário Camboriú, como destino indutor, tem a missão de compartilhar com Camboriú, Itajaí, Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Navegantes, Ilhota, Penha, Piçarras e Luis Alves suas experiências e práticas de sucesso, fortalecendo a região turística que representa. Outros dois municípios catarinenses participam da pesquisa: Florianópolis e São Joaquim. O resultado final deve ser divulgado em dezembro próximo.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Texto: Wagner Heinzen (estagiário)
Fotos: Wagner Heinzen
Fone: (47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br