- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Entidades desenvolvem projeto de segurança
Uma nova parceria deve fortalecer ainda mais a segurança ao turista e aos moradores em Balneário Camboriú. Nesta semana, foram assinalados os últimos itens para compor uma cartilha que regerá direitos e deveres do turista na cidade. A atenção especial é com o visitante menor de idade, que a partir de novembro chega a Balneário Camboriú com grupos estudantis, mas o projeto deverá seguir durante todo o verão do município.
A ideia resultou após várias reuniões do Conselho Comunitário de Segurança Pública e Cidadania (Conseg), e foi motivada à execução, em assembléia ordinária do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) no início de novembro. O projeto consiste de um livreto que será distribuído aos responsáveis pelos grupos em sua chegada na cidade, por meio do Portal de Informações Turísticas (PIT) da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico municipal (Sectur) , que no momento em que receberem o material, assinarão um termo de compromisso pela recepção e assimilação do material.
Também constante desse trabalho, estará a parceria entre a Secretaria de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública (SGSIP) de Balneário Camboriú, Polícia Militar e Polícia Civil, que disponibilizarão profissional para realizar na chegada dos grupos, uma breve conscientização do material constante na cartilha. A Polícia Civil disponibilizará um agente que estará apto para a interlocução em língua espanhola junto aos turistas do Mercosul.
O material ainda será enviado aos hotéis, que deverão divulgar e oferecer as cartilhas aos hóspedes, assim como remeter o conteúdo de forma virtual (pela internet) aos grupos que estão com reservas em seus estabelecimentos, de maneira antecipada. Os grupos ainda terão essas informações - direitos e deveres - apresentados em vídeo, que deverá ser apresentado junto aos receptivos e ônibus de turismo.
Segundo informa a presidente do Comtur, Dirce Fistarol, esse serviço é muito esperado pelos próprios grupos de turistas, principalmente pelos pais ou responsáveis, que enviam seus filhos menores para férias na cidade. "Com certeza, esse projeto dará um grande resultado para o turismo em Balneário", certificou.
Já o secretário de Turismo, Ademar Schneider, adianta que além da cartilha, os parceiros do projeto estão unidos para auxiliar nessa prestação de serviços. "Teremos também agentes de segurança à paisana, infiltrados em alguns locais turísticos, para inibir possíveis ações negativas que possam ameaçar a tranquilidade das estadias deles em nosso município", esclareceu.
A reunião que definiu detalhes do projeto reuniu na manhã desta quarta-feira (11) o comandante da PM, Tenente-Coronel Evaldo Hoffmann, o secretário de Segurança, Edemir Meister, o presidente do Conseg, Valdir de Andrade, a presidente do COMTUR, Dirce Fistarol, a presidente da Associação dos Guias de Turismo (Aguitur), Marivone Batista, o secretário Ademar Schneider, o membro do Comtur Carlos Dickmann, o membro do Conseg Jair Palmeira e o agente receptivo, Juan Gaona.
A distribuição das cartilhas e o trabalho intensivo relacionado ao projeto já iniciam no final de novembro, com a chegada dos primeiros grupos estudantis a Balneário Camboriú.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto: Silvia Bomm (jornalista)
Fotos: Divulgação
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122 / 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br
facebook.com/secretariadeturismodebc