- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Dirigentes de Turismo são favoráveis à qualificação dos meios de hospedagem
Dirigentes dos sindicatos patronal e de empregados da rede hoteleira de Balneário Camboriú são favoráveis à portaria que institui o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass). Com a assinatura do ministro de Turismo, Pedro Novais, na manhã desta terça-feira (7), os hotéis brasileiros deverão se adequar ao padrão mundial de serviços turísticos para a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016.
O novo sistema mantém a classificação por estrelas, em escala de 1 a 5, porém, tem novo critério de avaliação. Conforme o ministro, somente poderá usar as estrelas o hotel que passar pela inspeção do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
Ainda, com a nova regra, os estabelecimentos serão divididos em hotel, resort, hotel-fazenda, cama e café, hotel histórico, pousada e flat/apart hotel. As matrizes da classificação serão compostas por condições de infraestrutura, prestação de serviços e práticas de sustentabilidade. Para ser classificado, o meio de hospedagem deve demonstrar o atendimento de 100% dos requisitos mandatórios e 30% dos eletivos. Já quanto aos itens optativos, são observados serviços de recepção, guarda-valores e alimentação; tamanhos de apartamentos e de banheiros; disponibilidade de restaurantes; medidas para redução de consumo e coleta seletiva de resíduos, entre outros.
Decisão positiva
Para a presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol), Karina Peters, a nova classificação é positiva. “Sou favorável que retorne a categorização por estrela em hotéis, pois desta maneira, estarão sendo preenchidos requisitos que realmente vão selecionar os meios de hospedagem e ampliar a visualização do cliente”, explicou.
A presidente do Sindicato dos Empregados em Hotéis, Similares, Serviços em Geral de Hospedagem, Bares, Restaurantes, Fast Foods e Assemelhados de Balneário Camboriú e Região (Sechobar), Olga Ferreira, concorda com Karina. Conforme analisa, a nova classificação permite que ocorra uma didatização entre os hoteleiros com os clientes. “A hotelaria de nossa cidade não demorará muito para aceitar e colocar em prática essa padronização, que somente beneficiará o trade turístico”, enfatizou.
“Adequar-se à normatização é prioridade para a rede hoteleira de Balneário Camboriú”. Com esta afirmação, o secretário de Turismo Carlos Humberto Silva, disse ser muito favorável à nova padronização que será feita em hotéis do Brasil. Para Carlos, com a portaria do SBClass, realizada pelo Inmetro, há o retorno da credibilidade à classificação de estrelas da hotelaria nacional e também de Balneário Camboriú.
O diretor de Turismo, Ademar Schneider, pontua que o novo modelo vai qualificar os melhores hotéis de cada destino. “Estava se perdendo essa característica e, com essa nova padronização, acreditamos que a rede hoteleira de Balneário Camboriú vai se configurar positivamente e estar entre os melhores meios de hospedagem do país”, finalizou.
Informações oficiais podem ser obtidas através do site do Ministério do Turismo, no link: http://www.classificacao.turismo.gov.br/.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Assessoria de Imprensa
Texto: Daiane Benso - estagiária
Foto: Bruno Lima/ Divulgação
Fone: (47) 3367-8122
www.secturbc.com.br