- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Dirigentes apostam em boa temporada
08/01/2012 - 10h (foto de Silvia Bomm)
O mês de janeiro é o mais movimentado para Balneário Camboriú, segundo a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da cidade. Para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindisol), para este mês refletir positivamente na economia local será necessário a colaboração do clima.
Karina Peters, presidente do Sindisol, afirma que um dos principais fatores para atrair turistas é o tempo estável. “O público nacional vem se tem sol e se estiver muito quente. Os turistas são provenientes do Paraná, São Paulo e interior de Santa Catarina”. Karina afirma também que há expectativa de reservas na faixa de 80 a 90% durante o mês de janeiro, vindo dos países do Mercosul. Segundo o Sindisol, a taxa de ocupação do Natal ficou em 80%, e Réveillon, 90%.
A expectativa da CDL para o mês de janeiro é muito positiva. “Acredito que essas transformações que a cidade está passando já estão trazendo um retorno positivo, como as obras de infraestrutura e as mudanças no trânsito. Mas dependemos também da ajuda do clima, já que as pessoas vêm para a cidade atraídas pela praia e o sol”, analisa o presidente da CDL, José Roberto Cruz.
Natal e Ano Novo
Segundo o presidente da CDL, neste ano, em nível estadual, as vendas de Natal tiveram um aumento de 4% em relação a mesma época do ano passado. Já Balneário Camboriú teve um aumento de 1,5 a 2%.
José Cruz ainda explica que não houve destaque de produtos específicos nas vendas, como em outros anos. “Teve ano que era o celular, e esse ano achávamos que seria o tablet. Mas isso foi pulverizado”. Ele também afirma que a linha branca (fogão, geladeira, por exemplo) vendeu bem por causa do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido.
Em relação aos preços abusivos, o presidente explica que o empresário da cidade não trabalha desse jeito. “Geralmente, quem aumenta o preço dessa forma é quem abre o negócio apenas no verão, mas o comerciante de anos pratica o preço o ano todo", cita, lembrando de alterações que acontecem normalmente pela inflação nacional.
O diretor de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, acredita que a programação diversificada de Natal e Réveillon na cidade também atraiu os visitantes. “Os projetos Brilhos de Natal e Réveillon Show na Praça Almirante Tamandaré, a diversidade de atrações, o bom atendimento do comércio e a infraestrutura moderna da cidade devem garantir uma boa temporada”, pontua. A expectativa da Sectur para o mês de janeiro é um incremento de 5% de turistas em relação ao ano passado.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo
Assessoria de Imprensa
Texto: Bruna C. Froehner - estagiária
Foto: Silvia Bomm
Fone: (47) 3367-8122
www.secturbc.com.br