- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Desmontagem do Brilhos de Natal inicia pela Vila Encantada
Depois de 52 dias de muitos sonhos, misturados às luzes e cores do Natal, o Brilhos de Natal chega ao fim. Nesta terça-feira (7), a coordenação do projeto, realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Turismo e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), iniciou a retirada da decoração natalina que movimentou vários pontos de visitação pela cidade. Entre os principais estavam a Barra Sul, onde permaneceu o Papai Noel Gigante marceneiro; o Calçadão da Central, com a decoração de Natal de verão; a Praça 20 de Julho (Kurt Amann) com seus três grandes presépios; e o principal ponto de visitação, a Vila Encantada, onde ficou o Velhinho verdadeiro, recebendo os pedidos da criançada.
E foi pela Vila Encantada que a desmontagem começou. No local passaram cerca de mil pessoas diariamente, entre 16h e 22h30min, de segunda a domingo, e foi o cenário mais elogiado, segundo a coordenação do Brilhos de Natal, por ser um lugar aconchegante onde o lúdico e o religioso permaneceram em harmonia e porque foi onde as crianças encontraram com o Noel em carne, osso e barba. "Tivemos ali a Casa do Noel, o Espaço do Noel, a Casa dos Gnomos, o grande Presépio, bonecos mecatrônicos, a garagem do Trenó do Noel, enfim, realmente, foi o local que mais atraiu os visitantes", conta Jorge Ribas, coordenador do Brilhos de Natal.
A Barra Sul recebeu o Papai Noel Gigante, que desta vez veio com a "mão na massa", vestido de marceneiro e produzindo brinquedos para a criançada. O boneco realizou três momentos de movimentação e de mensagem por noite, do dia 23 de novembro a 30 de dezembro, num total de 114 apresentações lúdicas, deixando grupos familiares realmente "maravilhados e emocionados".
As apresentações culturais também foram destaque do Brilhos de Natal. Foram 18 noites de apresentações, num total de 36 horas de shows gratuitos para plateias que chegaram a ultrapassar o limite de cadeiras disponibilizadas (200 por espetáculo). O coordenador Ribas enfatiza a grande qualidade dos grupos musicais, que estiveram de 6 a 12 de dezembro no Coreto da Praça da Bíblia, e de 14 a 23 de dezembro na Praça Almirante Tamandaré.
"Tivemos ótima aceitação e muitos elogios. Registramos grande número de espectadores vindos de cidades próximas para ver as apresentações do Brilhos. Foi emocionante e nos deixou orgulhosos, pois foi um projeto que funcionou todos os dias, com cumprimento de todas as datas do programa", pontua.
Apesar dos brilhos que vão ficar na memória do público, não há como não citar o grande ponto negativo encontrado pela equipe de trabalho. "Tivemos um alto índice de vandalismo. Das 12 peças de decoração do Calçadão, 100% foram mexidas, ou quebradas ou furtadas", lamenta Ribas, explicando que no local, a decoração irá ter que voltar a ser aérea, com arcos e enfeites em postes nas próximas edições. Os nichos de Natal localizados na orla da Atlântica também foram alvo dos vândalos. Houve alguma destruição, que será relacionada, assim como todas as peças que voltarão agora para o galpão da Sectur no Bairro dos Estados, em inventário a ser entregue ainda em janeiro ao prefeito Edson Renato Dias, Piriquito.
Apesar do vandalismo no Centro, as rótulas que receberam papais noéis, enfeites, bolas, e outras peças natalinas não foram remexidas, assim como ficaram quase que totalmente intactos os presépios da Praça 20 de Julho, na Atlântica.
Retirada do Noel Gigante
A operação, também gigante como foi o transporte para a Barra Sul, movimentará guindastes, veículos de carga, agentes de trânsito e da Segurança e Obras entre a madrugada de quinta e sexta-feira, a não ser que haja mudança de planos ou tempo ruim. "É um projeto que já deixa saudades. Tivemos muito trabalho, mas inúmeras recompensas", finaliza Ribas.
O secretário de Turismo, Ademar Schneider, parabenizou a equipe da coordenação e os profissionais envolvidos com o Brilhos de Natal e destacou o marco que projeto significou para o turismo da cidade. "Há mais de quatro anos, não tínhamos um movimento tão grande de pessoas durante o Natal na cidade, no período em que o projeto está vigente, em novembro e dezembro. Certamente, ele tem grande responsabilidade nessa movimentação natalina. Temos outra cidade, que nos últimos cinco anos vive o Natal de forma especial, de perto, e as crianças podem ver e falar com o Papai Noel num cenário todo preparado. Realmente, o Brilhos já deixa saudades", complementou Schneider.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Turismo - Sectur
Texto e fotos: Silvia Bomm
(47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.com.br
www.secturbc.com.br