- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Desenvolvimento territorial sustentável tem mais uma etapa em Balneário Camboriú
Balneário Camboriú recebeu, nesta semana, uma nova fase de conversações e planejamento em prol do projeto de Desenvolvimento Territorial Sustentável – DTS promovido pela Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), e que iniciou há pouco mais de um ano. O objetivo é o de valorizar a identidade cultural de toda a região, aliada ao seu crescimento turístico sustentável. O tema do último encontro foi “Territórios em construção: gestão territorial, estratégias e políticas para a promoção do DTS-IC (Desenvolvimento Territorial Sustentável-Identidade Cultural)”, e a realização aconteceu entre os dias 21 e 23, nas cidades de Balneário, Itapema, Porto Belo e Bombinhas.
O DTS-IC prevê ações de ordenamento de um turismo comum entre cidades que tem características culturais semelhantes. O encontro promovido foi o Laboratório Territorial de Desenvolvimento Territorial Sustentável com Identidade Cultural da Zona Costeira de Santa Catarina (Labter DTS-IC) das cidades que sediaram o encontro. Segundo explica Sérgio Pinheiro, responsável pelo projeto na Epagri, o laboratório promoveu o diálogo entre conhecimentos e experiências, visando fortalecer coalizões entre atores, setores e projetos, e acordar estratégias de DTS-IC para os diversos territórios trabalhados.
O evento contou com a participação da comunidade local, das prefeituras municipais e de várias instituições, nacionais e internacionais, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), a Epagri, o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (CIRAD) e o Rimisp – Centro Latinoamericano para o Desenvolvimento Rural. Da Prefeitura de Balneário Camboriú participaram a Secretaria de Turismo e a Fundação Cultural do município.
O Labter foi um espaço aberto entre atores territoriais de diferentes países, como Chile, Bolívia, Peru, Equador, Argentina, Colômbia e Brasil, no qual se estimulou a reflexão e o aprendizado acerca dos processos, resultados, dificuldades, avanços e perspectivas de diferentes iniciativas e ações relacionadas à abordagem territorial de desenvolvimento. Este evento contribuiu para a geração de um ambiente favorável para a continuidade dos trabalhos, através da parceria entre diversos atores do território, tanto do setor público, quanto dos privados e locais.
“Através de visitas à Praça do Pescador (Bairro da Barra), em apresentações do Terno de Reis e o engenho de farinha de Taquaras, em Laranjeiras, experimentando a sua gastronomia, na visita aos pescadores do Canto da Praia de Itapema, no Engenho do Sertão, em Bombinhas, entre outros, buscou-se mostrar que temos dinâmicas territoriais conflituosas, e simultaneamente ao processo hegemônico de crescimento econômico e ocupação imobiliária desordenada. Temos ainda identidades específicas, iniciativas de DTS-IC, e um grande desafio para integração e ampliação dessas identidades e iniciativas entre setores, municípios e atores”, concluiu Pinheiro, alertando para o grande trabalho que deve ser feito na região, para mudar essa realidade.
Prefeitura de Balneário Camboriú - Secretaria de Turismo
Texto: Silvia Bomm – DRT 3930-JP/PR
Fone: (47) 3367-8122
e-mail: imprensa@secturbc.com.br
www.secturbc.com.br