- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Comtur incentiva projetos em prol do turismo
O Conselho Municipal de Turismo de Balneário Camboriú (Comtur) se reuniu, ao final da tarde de terça-feira (22), na sede do Sindicato dos Empregados em Hotéis e Similares de Balneário Camboriú (Sechobar), para a realização da 1ª reunião ordinária de 2011. Na pauta, projetos turísticos que a entidade quer incentivar, a lotação de hotéis que se negaram a receber turistas munidos de reservas e que foram acionados pelo órgão de defesa do consumidor (Procon), a falta de participação de trabalhadores em qualificações, entre outros assuntos agendados.
Entre os projetos que o Comtur quer apoiar está a Parada da Diversidade. Segundo a presidente do Comtur, Olga Ferreira, Balneário Camboriú tem um público diversificado e o evento reuniria mais de 3 mil visitantes com “bom gosto e bom poder aquisitivo”. “Tenho certeza que o evento seria muito bem aceito”, afirma. A parada aconteceria no mês de agosto, o que, segundo o Comtur, reaqueceria o comércio e o turismo em um mês de pouco retorno econômico para estes setores.
Também foi convidado para o encontro o consultor Nilson França Leite, que palestrou sobre como encantar o turista e transformar esse atendimento em lucro para a cidade. Ele observou que não existe uma fórmula mágica para conquistar o visitante, mas o destino deve saber onde está e aonde quer chegar, através de discussão, planejamento e ações conjuntas entre o poder público, associações e trade de maneira geral. “Toda organização deveria se espelhar em uma orquestra. Quando ela está bem afinada, o músico certamente vai dar o melhor de si”, pontuou.
O consultor também disse que sendo um dos municípios mais importantes em turismo do país, Balneário Camboriú deve pensar em fazer o impossível – ou melhor, o que ainda não foi feito -, pois o possível já é realizado pela maioria.
Após a palestra, os membros do Comtur debateram sobre o problema que ocorreu em alguns hotéis da cidade, de reservas realizadas mesmo sem leitos disponíveis. O assunto levou o Procon à reunião, e o mesmo sugeriu uma parceria com entidades de turismo, para diminuir as reclamações dos turistas. A presidente Olga convidou o Procon a fazer parte do Conselho, o que deve acelerar a resolução de problemas que forem levados ao órgão.
Outros assuntos debatidos no encontro foram o possível apagão de mão-de-obra no turismo, provocado pela falta de qualificação de trabalhadores, e a avaliação da temporada, que terá reunião especial após o carnaval, com presença de secretarias municipais, entidades de classe e demais órgãos envolvidos com a temporada. Olga também adiantou sobre o lançamento do Instituto Educacional do Sechobar, em 16 de março, às 20 horas, com a apresentação do projeto à comunidade.
Apoio de divulgação
Secretaria de Turismo
Assessoria de Imprensa
Fotos: Silvia Bomm
(47) 3367-8122