- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
COMTUR debate a temporada
A menos de dois meses para o início da temporada de verão em Balneário Camboriú, o assunto foi o principal tema de reunião ordinária do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) na tarde de quarta-feira(4). O evento, que foi coordenado pela presidente da entidade, Dirce Fistarol, contou com a presença do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município, Ademar Schneider, de representantes das forças de segurança municipais e estaduais da cidade, órgãos fornecedores de água e luz, membros da entidade, imprensa e interessados em geral, foi considerado "muito produtivo", pois informou o trade turístico sobre os preparativos para a estação que movimenta mais de um milhão de visitantes em Balneário.
Um dos pontos de destaque foi a informação do secretário da Segurança Municipal, Edemir Meister, de que durante a temporada, 277 profissionais, entre homens e mulheres, estarão trabalhando pela segurança no município, seja no trânsito, na Guarda Municipal ou como guardas patrimoniais. "Nenhum deles estará em férias nesse período", adiantou o secretário. O contingente a serviço envolve os novos guardas municipais que estão em treinamento e estarão também a postos a partir de dezembro. A Secretaria somará às operações conjuntas com a Polícia Militar, contará com 265 câmeras de vídeo-monitoramento nas vias e locais públicos e equipamentos que farão leituras das placas de veículos já apontando se os mesmos estão em situação legal, ou não.
Em conjunto com o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), sob a responsabilidade do advogado Valdir de Andrade, a Secretaria de Segurança municipal e a Polícia Militar irão trabalhar igualmente na distribuição de cartilhas de conscientização, com direitos e deveres dos turistas. "Lembramos que os responsáveis por menores que se envolvam em crimes podem ser penalizados, como previsto na lei", alertou Andrade, na reunião. Esse assunto foi debatido, já que houve questionamento da profissional do trade e responsável por uma empresa de receptivos, Ana Santos, que todos os anos traz centenas de jovens estudantes turistas do Mercosul para a cidade entre os meses de novembro e dezembro. Ana e outros profissionais do ramo, como a própria presidente Dirce Fistarol, estão preocupados com a venda de bebidas para menores no centro e com outros itens que envolvem a sua segurança. O secretário Edemir explicou que o Centro já tem patrulhamento maior, mas que a colaboração dos guias será "imprescindível". "Não podemos amedrontar os visitantes, temos que nos unir e que estaremos atendendo também as situações diferenciadas", analisou Meister.
Já o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel José Evaldo Hoffmann Júnior, alertou que, apesar de a Segurança estar fazendo a sua parte com inibições, prevenções e fiscalização, é necessário chamar os guias de grupos de jovens à responsabilidade. O alerta deve ser de todos os setores que trabalham direto com os turistas, já que na próxima temporada, segundo informou a Santur, o estado de Santa Catarina deve receber aproximadamente 2 milhões de argentinos na temporada, o dobro do que no verão anterior.
Ao mesmo tempo em que a notícia é positiva para o setor do Turismo, o comandante da PM local alertou sobre a preocupação de que haverá um número menor de policiais militares disponíveis para o serviço do período. "Mesmo assim, estaremos fazendo todo o nosso possível para suprir a demanda do verão, apesar dos problemas enfrentados. Teremos novos veículos, a promessa de um helicóptero que já está em processo de licitação, estamos construindo um heliponto no 12º BPM, e muitas outras ações, inclusive com o auxílio da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú", citou o comandante Evaldo. "Queremos que o turista leve as melhores impressões da cidade", pontuou mencionando que além de novos materiais e veículos, a corporação fará barreiras fixas em vários pontos centrais e nos bairros e que irá trabalhar em conjunto com a Secretaria de Segurança do município (SGSIP) e com a Polícia Civil.
Sobre os assuntos de água e luz, os fornecimentos deverão estar garantidos na temporada, conforme os representantes da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) e Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), André Ritzmann e Arilson Vieira, respectivamente, que explanaram no encontro. Conforme Ritzmann, a Emasa vem trabalhando para prevenir problemas no verão, como a limpeza de peneiras dos hidrômetros, construção de duas novas linhas adutoras que somarão cinco até dezembro e alertando para que os grandes consumidores informem a empresa sobre a possível falta de pressão na captação de água por seus estabelecimentos. Já Arilson, afirmou que só faltará energia na cidade, se houve acidentes contra a rede elétrica, como objetos lançados na linha de transmissão, fenômenos atmosféricos como raios e os fogos de artifício. O gerente regional da Celesc adiantou ainda sobre investimentos na casa de 15 milhões para 2016, em Balneário Camboriú e a reforma total da subestação da rua 2950.
O encontro do COMTUR contou ainda com algumas palavras dos Bombeiros e da Polícia Civil, que se colocaram à disposição da população e dos turistas, a explanação da Secretaria de Turismo, por meio do diretor geral Rafael Amâncio, sobre o lançamento de um novo aplicativo de celular que prestará serviços de localização e informações a turistas e moradores (BCoAnoTodo) e ainda sobre o projeto BC Port, que está em fase avançada e que pretende instalar um pier turístico para navios de cruzeiro na Barra Sul. A fase é de apresentação em órgãos ambientais.
"Foi uma reunião muito produtiva", analisou a presidente Dirce. "Esclarecemos muitos itens e estaremos trabalhando também para ajudar a cidade a ter uma temporada tranquila", finalizou. O secretário Ademar agradeceu a presença de todos, e elogiou o trabalho conjunto realizado pelas forças de segurança.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto e fotos: Silvia Bomm (jornalista)
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122 / 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br
facebook.com/secretariadeturismodebc