- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Carnaval de Balneário Camboriú começa com blocos e escolas
Trio elétrico e blocos já estão a postos e preparados para a maratona da alegria em Balneário Camboriú, que começa na noite desta sexta-feira (28), no centro da cidade. Munidos de fantasias, uniformes coloridos, instrumentos musicais e muito samba no pé, mais de uma dezena de grupos farão a festa carnavalesca, com o objetivo de motivar turistas e moradores a serem foliões no evento.
O Carnaval preparado pela Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, terá cinco noites e duas matinês infantis sob responsabilidade de blocos, escolas, trio, cantores e dançarinos no centro, e ainda três noites com shows nacionais no Pontal Norte com a banda CPM22, do sertanejo Luan Santana e do grupo de pagode Pixote. E tudo isso de forma gratuita.
A programação abre logo mais, às 18 horas, na Praça Almirante Tamandaré, com o show do cantor Clóvis Martinês até 19h45, seguido do ensaio geral do bloco Inimigos da Segunda, às 20 horas, no palco montado na praça. A partir das 20 horas, outros grupos iniciam a festa, a começar pelo trio elétrico DJ Folia, que sai da Barra Sul às 20 horas e percorrerá toda a extensão da Avenida Atlântica, com percurso aproximado de duas horas. Nas caixas de som, sambas enredos, marchinhas, sambas tradicionais e um vasto repertório em 35 mil watts de som. Também às 20 horas o Bloco do Beiço inicia seu desfile a partir da Rua 2.000, animando os foliões até a Praça Tamandaré.
Ainda nesta sexta-feira, o Bloco Quero-Quero parte da Rua 2.000 rumo à Tamandaré a partir das 21 horas e realizando um show entre 22 e 23 horas no Centro. No mesmo horário e percurso, sai o Bloco Mais Báh, animando o público que estará na orla. O Bloco do Bêco permanecerá fixo com seu samba entre 20 e 24 horas no Quiosque 20. Para complementar a primeira noite do Carnaval da cidade, o Mexe Mexe estará nas ruas com sua "charanga", instrumentos de sopro e percussão, com a sua característica, de resgatar velhos sambas e marchinhas de Carnaval.
"Esperamos que todos possam acompanhar o evento que preparamos com carinho, e que venham para a orla com o intuito de se divertir com a família, os amigos", complementa o secretário de Turismo, Ademar Schneider. A programação completa segue em anexo.
Shows Nacionais
Já no Pontal Norte, a expectativa é de um público superior ao do ano passado, com milhares de pessoas durante os três shows nacionais. A programação dos cantores famosos inicia no domingo (2) e continua até terça-feira (4), sempre a partir das 22 horas também de forma gratuita, mas a agenda do Pontal Norte terá atrações das 18h30 em diante. "Queremos relembrar a importância de o público não levar garrafas e copos de vidro, além de objetos cortantes, aos eventos públicos. Lembrar ainda de não beber antes de dirigir e tentar deixar o carro em casa", orienta o diretor Administrativo e coordenador do Carnaval no Pontal Norte, Rafael Diogo Amâncio.
Segurança atenta
As recomendações da Secretaria de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública do município, através do secretário João Olindino Dão Koeddermann, é no sentido de que as pessoas estejam atentas às áreas interditadas, onde não será permitido o uso de fogos de artifício e qualquer item de vidro. "Se alguém estiver portando garrafas, copos de vidro, por exemplo, vai ter que deixar nas barreiras. Não vamos permitir e estaremos ao longo de todo o percurso do evento, seja na Barra Sul, da Rua 2.000 à Praça Tamandaré, no Pontal Norte, realizando um trabalho com foco na prevenção", salienta.
O secretário informa ainda que o trânsito já flui em meia-pista, nas proximidades do Palco do Pontal Norte, entre as ruas Osmar de Souza Nunes e Miguel Matte. No horário dos shows nacionais, o trânsito será desviado pela Osmar de Souza Nunes e se o fluxo for muito intenso, há possibilidade de esse desvio já ser feito na Rua 1901. Koeddermann também alerta que da Rua 2.000 até a Praça Tamandaré não haverá trânsito durante a passagem dos blocos e escolas de samba, mas não será permitida a ocupação da Atlântica fora do trajeto dos grupos.
Guarda Municipal
Todo o efetivo da Guarda Municipal Armada estará nas ruas a partir desta noite (28), para além de proteger o patrimônio público, auxiliar os trabalhos da Polícia Militar. Segundo explica o diretor da GM, Adelcio Bernardino, o foco será a prevenção de incidentes e de ações criminosas. A GM estará nas barreiras junto à PM, apreendendo objetos que possam se tornar ofensivos como vidros e rojões. Além dos pontos de fiscalização em acessos à orla como a Ponte e o pontilhão do Marambaia, haverá fiscalização na areia, onde as barreiras terão gradios para impedir o acesso do público com esse tipo de objetos.
"Estaremos reforçando os postos fixos da GM na Barra Sul, Tamandaré e Pontal Norte e o nosso Grupo de Operações Preventivas estará atuando no centro na noite desta sexta-feira (28) e sábado (1), e a partir de domingo(2) até terça-feira(4) no Pontal Norte, durante os shows nacionais", informa Bernardino. O telefone para emergências da Segurança Municipal é o 153, e da Polícia Militar o 190.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA EM ANEXO
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Turismo - Sectur
Texto: Silvia Bomm
Fotos: Arquivo PMBC
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br