- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Balneário Camboriú responde pesquisa nacional
Até 3 de julho, a cidade de Balneário Camboriú recepciona novamente um dos pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Rio de Janeiro. A missão do profissional Marcelo Nunes, por meio da parceria entre o Ministério do Turismo, FGV e Sebrae Nacional, será a de coletar informações que indiquem, de forma objetiva, diversos aspectos que influenciam a competitividade do destino turístico. Esta será a sétima edição do Estudo de Competitividade do Turismo Nacional, realizado anualmente com os 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional.
Conforme explica o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, o Índice de Competitividade do Turismo Nacional, resultante desta pesquisa, tem como objetivo gerar indicadores sobre o desenvolvimento do setor de turismo, para realizar o diagnóstico desses destinos com relação a sua competitividade e evolução. "A metodologia desenvolvida é aplicada desde 2008 por meio de pesquisas entre 4 de maio e 21 de agosto, em todo o território nacional, sendo que em cada município o profissional permanece até cinco dias. É necessária a valorosa e indispensável parceria de todos os municípios envolvidos", analisa Lummertz.
Em Balneário Camboriú, participam da pesquisa a Administração Pública; Instância de Governança Regional (Convemar); Conselho Municipal de Turismo (Comtur); Sindicato dos Hotéis (Sindisol); Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc); Universidade do Vale do Itajaí (Univali); Associação das Agências de Viagens; Sindicato dos Empregados do Comércio Hoteleiro, Bares, Restaurantes e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sechobar), Conselho Tutelar, Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Sebrae.
"Estaremos, mais uma vez, participando dessa pesquisa, pois nosso município busca constantemente pela melhoria de seus índices de competitividade. No ano passado obtivemos grandes resultados em comparação às médias nacional e de não capitais. Enquanto que no país os indutores tiveram média geral de 59,5 pontos e as não capitais a média de 53,4, Balneário Camboriú conquistou 69,9 pontos. Em aspectos sociais alcançamos o primeiro lugar", motiva o prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, lembrando que são 13 as dimensões analisadas, e pede a colaboração das entidades participantes e dos secretários municipais para que a pesquisa seja levada à sério. "Com os resultados, será possível o planejamento e desenvolvimento de benefícios competitivos, que diminuam os obstáculos à qualificação ainda maior de nossa atividade turística", pontua Piriquito.
Em Santa Catarina, além de Balneário Camboriú, a pesquisa será realizada em São Joaquim e Florianópolis. Esses são qualificados como os três municípios indutores de turismo em Santa Catarina, segundo o Ministério do Turismo. As dimensões analisadas são infraestrutura geral, serviços e equipamentos turísticos, cooperação regional, capacidade empresarial, políticas públicas, acesso, atrativos turísticos, marketing e promoção do destino, monitoramento, economia local e ainda os aspectos sociais, ambientais e culturais.
"Com certeza, o relatório a ser gerado nessa pesquisa apontará nossa manutenção entre os melhores destinos indutores de turismo do país. Mas para isso, além de respostas consistentes e seguras, necessitamos estar conscientes de que o trabalho pelo turismo não pode parar, principalmente por meio de parcerias e sabendo aproveitar as oportunidades", complementa o secretário de Turismo, Ademar Schneider, que será o primeiro entrevistado da série na semana.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto e fotos: Silvia Bomm (jornalista)
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu