- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Balneário Camboriú recebe turismo de Mar del Plata
Muitos destinos tem características similares, como é o caso de cidades banhadas pelo mar e com grande fluxo de turistas. Um bom exemplo de locais parecidos, são três grandes centros turísticos de praia do Mercosul: Balneário Camboriú, no Brasil, Punta del Este, no Uruguai e Mar del Plata, na Argentina. Esses balneários tem muito em comum, e já realizam conversações para trocas de experiências, realização de parcerias e intercâmbios, que podem alavancar ainda mais o setor.
O assunto, que é um dos temas discutidos durante o Workshop Trade (promoção da região da Costa Verde e Mar com parceria do setor de turismo em países sul-americanos), voltou à mesa esta semana, durante visita do diretor de Imprensa da entidade oficial de turismo de Mar del Plata, Maximiliano Scalisi. Ele esteve na Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur), retribuindo, de forma não oficial, a visita que o secretário Ademar Schneider realizou em agosto de 2010 àquela secretaria, acompanhado também pelo trade da Costa Verde e Mar.
O diretor veio acompanhado de Thamara Belatti, representante da empresa Tradding Places, de intercâmbio de grupos de turismo entre países do Mercosul, Américas e Europa. Maximiliano já conhecia Balneário Camboriú, mas veio mostrar a região para a profissional. Ela gostou muito do que viu e sugeriu que se possam fazer interações entre grupos de turismo argentinos e brasileiros.
O secretário Schneider explicou para os visitantes o grande retorno que proporcionou o workshop realizado na Argentina, Paraguai, no Uruguai e no Chile, dois anos seguidos, e que deve se repetir em 2011. A prática de reunir operadores e imprensa em confraternizações de marketing em eventos como cafés da manhã, coquetéis ou almoços, agora também é comum nos países sul-americanos. “Há uns dois anos começamos a realizar esse tipo de promoção e está dando muito certo”, diz Thamara.
Ademar repassou informações sobre trabalhos promovidos pela Sectur, como a qualificação de ambulantes da orla e de comerciantes ligados ao turismo, o curso básico de espanhol, as rotas de ônibus que devem ser observadas pelos transportes turísticos quando chegam à cidade, entre outros. Já Maximiliano citou a promoção que a entidade realiza com a empresa Aerolineas Argentinas. “O brasileiro que viajar a Buenos Aires pela Aerolineas, ganha, inteiramente de graça, a viagem para Mar del Plata”, complementou o diretor, deixando claro que sem parcerias é difícil promover o turismo.
Cidades-irmãs
Os dois centros tem muito a compartilhar. Balneário Camboriú, que tem 108.107 habitantes, recebe anualmente um fluxo turístico aproximado de 4,5 milhões de visitantes, sendo quase dois milhões de dezembro a fevereiro. Aqui temos nove praias, 46 km2 de área geográfica e 18.800 leitos. Já Mar Del Plata tem cerca de 541 mil habitantes, recepciona aproximadamente 9 milhões de turistas por ano, sendo de 15 de dezembro a 15 de março, um número aproximado de 3,7 milhões de turistas. Lá são 42 praias, uma área de 79,4 km2 e cerca de 70 mil leitos em seus hotéis, pousadas e outros do gênero. Mar del Plata tem 137 anos, enquanto que Balneário tem 46. Vale lembrar que Mar Del Plata é o terceiro emissor anual de turistas para Balneário Camboriú, através de ônibus que passam pelo Portal Turístico da cidade, perdendo apenas para Córdoba(1ª) e Buenos Aires (2ª), todas na Argentina.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico / Sectur
Assessoria de Imprensa (47) 3367-8122
Fotos e texto: Silvia Bomm (DRT 3930-JP/PR)
site: www.secturbc.com.br
e-mail: imprensa@secturbc.com.br