- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Balneário Camboriú recebe torcida argelina
Os primeiros ônibus com torcedores argelinos chegaram em Balneário Camboriú na noite desta quinta-feira (19). Os visitantes, que vieram motivar a seleção da Argélia no Brasil durante a primeira fase da Copa do Mundo, foram recepcionados no Portal de Informações Turísticas (PIT) da Avenida do Estado pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) do município, pelo seu mascote, o Solzinho, pelos guias da Associação dos Guias de Turismo (Aguitur), imprensa e até pela bateria do bloco carnavalesco Unidos do Samboriú.
Apesar do cansaço da viagem de mais de dez horas de São Paulo para cá e da primeira derrota para a equipe belga por 2 a 1 em Belo Horizonte (MG), os africanos não se intimidaram e mostraram que são alegres e muito simpáticos. Trouxeram com eles um dos passageiros vestido de Maradona, talvez, para homenagear a cidade que mais recebe turistas argentinos durante o verão. Os grupos estarão hospedados em Balneário Camboriú em dois períodos, entre 19 e 26 de junho, e também de 23 a 29 deste mês, enquanto acontecem os jogos em Porto Alegre e em Curitiba, mas a estadia poderá ser prolongada, caso a seleção passe para a próxima fase da competição.
A recepção iniciou com o responsável pela estadia dos argelinos, o francês Georges Pouzada, da agência carioca Latitude 30, repassando informações e como eles deveriam proceder durante a chegada nos hotéis e o jantar no restaurante preparado para serví-los, dois estabelecimentos do grupo Dom Alberto´s. A principal preocupação era com a lojística que deveria envolver, só neste primeiro dia de chegadas, o trânsito de 32 ônibus de turismo. Até às 23h30min haviam sido registrados 21 veículos no PIT, por isso, o plantão da Sectur continuou até tarde da noite do feriado de Corpus Christi.
Segundo informou a presidente da Aguitur, Marivone Batista, nessa primeira noite os guias ficaram responsáveis por levar os turistas da Argélia para fazer o check in nos hotéis, depois levar aos restaurantes e posteriormente retornar aos hotéis. "Estaremos à disposição da Sectur durante o tempo em que eles ficarão na cidade, para possíveis passeios", disse.
Já Georges Pouzada explicou que toda a trajetória dos argelinos no país está sob responsabilidade da operadora francesa Couleur, e que Balneário Camboriú foi escolhida pelo marketing feito pela Sectur durante a ABAV, feira das agências de viagens em São Paulo, no final do ano passado. "A cidade é pouco conhecida na Europa e essa vinda provavelmente irá incrementar o turismo do município", acredita o agenciador.
O secretário de Turismo, Ademar Schneider, que preparou a recepção aos turistas da Argélia, esclareceu que a intenção durante a chegada foi de passar a eles a hospitalidade e a alegria dos moradores e do trade local. "Estamos vivendo um momento diferente, mas que nos dará um novo aprendizado. É um trabalho difícil, que exige nossa dedicação, mas que se tornará uma vitrine e uma mídia muito forte para nossa cidade. Temos que aproveitar todas as oportunidades", declarou.
Os visitantes da Argélia terão na cidade, no período de 23 a 30 de junho, os serviços do consulado de Brasília, que funcionarão junto à Secretaria de Turismo, na Rua 2950, 771, no horário das 9 às 17 horas. Informações pelo fone (47) 3367-8122, a partir da próxima segunda-feira(23).
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Turismo - Sectur
Texto e fotos: Silvia Bomm
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br