Balneário Camboriú
Conheça a cidade

Notícias

Balneário Camboriú recebe 22 países no Mundial de Mountain Bike

As provas de mountain bike, nas modalidades cross country olímpico e downhill, serão realizadas pelo segundo ano consecutivo no Parque Unipraias e vão definir os campeões mundiais nas categorias Master, com idades acima dos 30 anos. As disputas serão em sete categorias para ciclistas a partir dos 30 anos, divididas em faixas etárias 30/34, 35/39, 40/44, 45/49, 50/54, 55/59 e acima dos 60 anos.

O evento conta com 349 atletas de 22 países. Além do Brasil, competidores da Alemanha, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Grã Bretanha, Itália, Irlanda, México, Paraguai, Portugal, Peru, Noruega, Suécia, Suíça e Venezuela.

PISTA REMODELADA
Segundo o presidente da FCC, João Carlos de Andrade, o circuito de cross crountry foi remodelado e está menos radical que no ano passado. "Alteramos um pouco o trajeto e eliminamos alguns pontos críticos. A pista ficou menos radical, mas é desafiadora como deve ser uma pista digna de receber um Campeonato Mundial", completa.

No último domingo, dia 3 de julho, ambas as pistas do Parque Unipraias receberam a Copa Santa Catarina de Mountain Bike, que reuniu 142 atletas de downhill e cross country e serviu como um teste dos circuitos.

A pista de cross country tem um desnível de 159 metros e 4.300 metros de extensão, e oferece muitos trechos de trilha em single track, e alguns trechos de asfalto. Já a pista de downhill tem início na cota de 252 metros sobre o nível do mar e oferece 1.230 metros de muitos obstáculos com uma inclinação que chega a -30%.

Para a largada da prova de downhill, o acesso ao mirante é feito pelo teleférico inaugurado em 1999 com 47 bondinhos que interligam três estações.

Além do Mundial Master, o Parque Unipraias já recebeu uma edição da Copa do Mundo de Mountain Bike na modalidade cross country olímpico (XCO) e duas de downhill (DHO). Em 2006, o mesmo lugar foi sede do Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike.

O SUCESSO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Essa é a segunda vez que Balneário Camboriú recebe o evento. No ano passado, o Brasil conquistou um total de 10 medalhas e contou com 500 inscritos de 28 países. O Brasil garantiu duas medalhas de ouro no downhill com a paulista Patrícia Loureiro (categoria 30/39 anos) e com o carioca Robert Sgarbi na categoria 30-34 anos.

“Tivemos 100% de aprovação de todos os medalhistas e também do pessoal da UCI. Todo mundo gostou das pistas e de nossa organização. Temos o know-how de organizar de grandes eventos, pois já recebemos duas etapas da Copa do Mundo e um Pan-Americano no Parque Unipraias. O sucesso do Mundial é resultado da semente que plantamos quase dez anos atrás, quando o Brasil ainda nem sonhava em receber um evento desse porte”, comentou João Carlos de Andrade, presidente da Federação Catarinense de Ciclismo.

Todas as provas terão transmissão ao vivo com três câmeras de todas as provas pelo site da Federação Catarinense de Ciclismo: www.ciclismosc.com.br/mundial

DESTAQUES
No ano passado, o Brasil participou com quase 200 atletas e a Argentina foi o país estrangeiro com maior número de inscritos, com 93 ciclistas. O Chile veio em segundo com 48 inscritos e Colômbia e a Venezuela compareceram com 13 atletas cada. A Itália e França, grandes forças do mountain bike mundial, estiveram presentes com 14 e 10 competidores respectivamente.

Já estão confirmadas as presenças de importantes nomes do Cross Country mundial. É o caso dos italianos Massimo Folcarelli (categoria 35/39) e de Mirco Balducci (30/34 anos), e do francês Jean Malot (50/54) que conquistaram o ouro no ano passado no Brasil.

Na modalidade downhill, já estão inscritos o chileno Sebastian Vasquez (categoria 35/39 anos), o suíço Benoit Fellay (50/54) e do carioca Robert Sgarbi, campeões em suas respectivas categoria no ano passado.


O Campeonato Mundial Master de Mountain Bike é uma realização da Associação Ibiramense de Ciclismo e Federação Catarinense de Ciclismo, com o patrocínio do FUNDESPORTE do Governo do Estado de Santa Catarina, FESPORTE, Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú, Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú e apoios da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Defesa Civil, Polícia Civil, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional-Itajaí, Secretaria de Segurança de Balneário Camboriú, Guarda Municipal, FUNTRAM, Convention Bureau de Balneário Camboriú, Red Dragon, Restaurante Djó Djó, Biscoitos Parati, Restaurante Pasta e Grill, Píer Sushi, Curtlo, NET 6, Rádio Menina, Marias Rodízio de Pizza, BoxCar, Don Cordoni, Acatur, DH Brasil e Associação de Ciclistas de Balneário Camboriú e Camboriú.


Com informações do presidente da Federação Catarinense de Ciclismo, João Carlos de Andrade. Telefone: 55 (47) 3422 0137 ou andrade@ciclismosc.com.br .


Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Foto: Norberto Cidade/Santur
Fone: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br

Últimas Notícias

Fé e emoção marcam a Sexta-feira Santa com o evento Cristo Vive A Sexta-feira Santa foi marcada por fé, emoção e reflexão em Balneário Camboriú com a realização do tradicional evento Cristo Vive, no Morro do Cristo Luz. A celebração começou por volta das 18h, com uma procissão que reuniu cerca de 1,5 mil fiéis, que subiram o morro entoando cânticos religiosos e preces conduzidas pelo padre Silvano, relembrando a Paixão de Cristo.A prefeita Juliana Pavan participou da subida junto aos fiéis e, já no palco da encenação, dirigiu-se ao público. Para ela, o evento é uma expressão de fé e esperança, além de um importante símbolo de união familiar. "É emocionante participar de algo tão especial. É um momento para refletirmos sobre a vida, sobre o amor e sobre a importância de mantermos viva essa tradição que já faz parte da nossa cultura. A prefeitura estará sempre presente nesse momento de fé", afirmou.Após a procissão, cerca de 3 mil pessoas acompanharam a encenação da Paixão de Cristo, espetáculo que emocionou o público com uma apresentação artística marcada pela sensibilidade e pelo envolvimento dos atores. O espetáculo "Cristo Vive", realizado pelo complexo turístico, retratou os principais momentos da caminhada de Jesus até a crucificação, com destaque para os efeitos visuais e a trilha sonora cuidadosamente escolhida para cada cena.A aposentada Gabriela Taborda, natural da Argentina e moradora de Balneário Camboriú, participou da celebração e compartilhou seu testemunho. "É um momento de agradecimento e oração. Passei por um câncer grave, mas estou bem hoje. Sinto orgulho de morar aqui e participar desse evento tão bonito", contou, emocionada.O empresário Mário Pretto, proprietário do complexo Cristo Luz, destacou a força simbólica e espiritual do evento. "Começamos esse movimento há muitos anos e ele se fortaleceu aqui. É um momento de reflexão e de rever a vida à luz do exemplo de Jesus. A encenação ‘Cristo Vive’ é feita com muito carinho, com dedicação de todos os envolvidos na produção", afirmou.O evento é parte do calendário religioso e cultural de Balneário Camboriú e reforça a vocação da cidade para o turismo de fé e espiritualidade, reunindo moradores e visitantes em uma celebração de paz, união e devoção.Outras atraçõesA cidade também recebeu durante todo o dia diversas ações em comemoração a Páscoa. Na Praça do Pescador, no Bairro da Barra, mais de duas mil pessoas acompanharam as apresentações do Festival Cultura Cristã.____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria de ComunicaçãoTexto: Rafael WeissFotos: Divulgação PMBC(47) 3267-7022 +
Tradicional evento Cristo Vive acontece nesta sexta Nesta sexta-feira (18), feriado da Sexta-Feira Santa, Balneário Camboriú recebe mais uma edição do tradicional evento Cristo Vive, no Complexo Turístico Cristo Luz. A encenação, que relembra os últimos momentos da vida de Jesus Cristo, faz parte da cultura local há mais de 50 anos e deve reunir cerca de cinco mil pessoas. A participação é gratuita e a programação começa às 18h.A celebração terá início com a concentração dos participantes no Viaduto Zeferino Pretto, na Rua Indonésia, Bairro das Nações, de onde seguirão em peregrinação até o Cristo Luz. No local, será apresentada a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, com um elenco de cerca de 70 artistas.O evento é promovido pelo Complexo Turístico Cristo Luz e Paróquia São Sebastião (comunidade São Francisco), em parceria com a Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e da Fundação Cultural.Para a diretora do Cristo Luz, Rosane Pretto, o Cristo Vive vai além de uma atração turística: é uma verdadeira experiência de fé vivida pela comunidade. "O monumento Cristo Luz e a procissão Cristo Vive já fazem parte da história da nossa cidade há cinco décadas. Muitas pessoas, especialmente da Paróquia São Sebastião e da comunidade São Francisco, têm contribuído para a construção dessa tradição, trazendo sempre a experiência cristã da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Cada ano, com o apoio da Cultura e do Turismo, o evento melhora. E neste ano jubilar, temos a oportunidade de vivenciar a fé de uma maneira única. Somos peregrinos de esperança. Traga sua vela, vamos mostrar nossa luz e vivenciar, juntos, esse momento de fé", afirmou.O secretário de Turismo, Evandro Neiva, destacou o caráter integrador do evento: "O Cristo Vive é uma expressão da nossa fé e da força da nossa comunidade. Através da parceria com o Complexo Cristo Luz, buscamos oferecer aos moradores e turistas uma experiência única, que transcende o turismo e promove a reflexão sobre a verdadeira mensagem da Páscoa. É um momento de união, luz e esperança, que reforça o compromisso de Balneário Camboriú com a cultura, a espiritualidade e o desenvolvimento de eventos que encantam a todos".A direção cênica é assinada por João Mendes e a condução religiosa do momento será feita pelo animador Padre Silvano, junto aos líderes Elici e Estefânio, da Comunidade São Francisco, que também integram o elenco, ao lado de jovens e representantes de outras paróquias da cidade.Os peregrinos são convidados a levar velas, que simbolizam a luz interior, para iluminar o trajeto da caminhada.____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria de ComunicaçãoTexto: Pedro Henrique HomrichFotos: Divulgação PMBC(47) 3267-7022 +
Estrutura do evento Cristo Vive começa a ser montada Celebração acontece na Sexta-feira Santa, dia 18 de abrilOs preparativos para o tradicional evento "Cristo Vive" já começaram em Balneário Camboriú. A montagem da estrutura teve início nesta segunda-feira (14), no Complexo Turístico Cristo Luz, e segue a todo vapor para a encenação que acontece na Sexta-Feira Santa, no dia 18 de abril, a partir das 18h. O evento, que marca há mais de 50 anos a Semana Santa na cidade, é gratuito e promete reunir milhares de fiéis e visitantes.A programação começa com a concentração dos participantes no Viaduto Zeferino Pretto, na Rua Indonésia, no Bairro das Nações, de onde todos sairão em peregrinação até o Cristo Luz, acompanhando um cortejo de fé e reflexão. No local, será apresentada a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, com a participação de cerca de 70 artistas locais.Realizado pelo Complexo Turístico Cristo Luz em parceria com a Paróquia São Sebastião (comunidade São Francisco), o evento conta com apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Urbano e da Fundação Cultural. A expectativa é de que cerca de cinco mil pessoas participem da celebração."O monumento Cristo Luz e a procissão Cristo Vive já fazem parte da história da nossa cidade há décadas. É uma experiência de fé vivida pela comunidade local, construída por muitas mãos. Este ano, especialmente, dentro do contexto do ano jubilar, temos a chance de vivenciar essa fé de forma ainda mais intensa. Traga sua vela, vamos mostrar nossa luz e viver esse momento juntos", convida a diretora do Cristo Luz, Rosane Pretto.O secretário de Turismo, Evandro Neiva, também destaca a importância da celebração para além do calendário turístico: "O Cristo Vive é uma expressão da nossa fé e da força da comunidade. Queremos oferecer uma experiência única que vá além do turismo, promovendo reflexão, união e esperança".Já o diretor de Marketing e Projetos da Secretaria de Turismo, Rafael Amâncio, adianta novidades na estrutura. "Já iniciamos a montagem da estrutura do evento, contemplando melhorias consideráveis em relação aos anos anteriores, onde estamos priorizando a modernização e a ampliação da estrutura para garantir maior conforto aos visitantes", afirmou.A direção cênica é de João Mendes, com participação especial do Padre Silvano e dos líderes comunitários Elici e Estefânio, além de jovens de diversas paróquias da cidade. A organização recomenda que todos levem velas, como símbolo de luz e fé, para iluminar o caminho da peregrinação."Este ano, a diferença é que teremos o conforto de estarmos sentados, numa proporção mais aberta, no estacionamento com cobertura. Nessa amplitude, a gente quer oportunizar para o público mais conforto e segurança. A ideia é levar a melhor experiência para o público, nessa semana especial, que cada um possa nas suas ressignificações entender que a vida vale a pena ser vivida. Agradecemos a Prefeitura, a Secretaria de Turismo e a Fundação Cultural, porque tudo isso faz a diferença", concluiu Rosane Pretto.ServiçoEvento: Cristo Vive - Encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de CristoData: 18 de abril (Sexta-feira Santa)Horário: A partir das 18hLocal: Concentração no Viaduto Zeferino Pretto, com chegada no Complexo Turístico Cristo LuzEntrada: Gratuita____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria de ComunicaçãoTexto: Pedro Henrique HomrichFotos: Divulgação PMBC(47) 3267-7022 +
Balneário Camboriú tem ocupação hoteleira perto dos 90% para o feriadão A combinação de dois feriados nacionais em datas próximas deve tornar Balneário Camboriú um dos destinos mais procurados do país nos próximos dias. A Sexta-feira Santa (18) e o feriado de Tiradentes (21), que cai na segunda-feira, proporcionaram uma oportunidade de feriadão prolongado que deve movimentar a cidade.O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Evandro Neiva, pontua que a temporada de verão de 2025 foi considerada uma das maiores dos últimos anos, com muitos fatores importantes, como o clima, com dias ensolarados, e noites muito firmes para que as pessoas pudessem aproveitar toda estrutura da cidade, sem muita chuva - o que deve se repetir nestes próximos dois feriados."Além disso, tivemos muitos argentinos que superaram os números dos anos anteriores, mas também muitos turistas brasileiros novos na cidade. Já a Páscoa é um feriado importante e que demonstra, assim como no início da temporada e no Carnaval, que Balneário Camboriú é um destino procurado, com uma ocupação considerada alta. A cidade é, sem dúvida, um dos destinos mais seguros e com muitas opções de lazer para diversos públicos", completou Neiva.O diretor de Marketing e Projetos da secretaria, Rafael Amâncio, aponta que a cidade se prepara para um feriado repleto de atividades para as famílias aproveitarem. "Estamos desenvolvendo eventos diversificados para celebrar os valores dessa época especial. A cidade se transforma em um grande palco de entretenimento e fé, oferecendo momentos de diversão, reflexão e união para todos que moram e visitam nossa cidade", destacou.Movimentação econômicaPara o trade turístico, a projeção é otimista. A presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Andrezza Negrini, destaca o impacto positivo dessa ‘dobradinha’ de feriados para a economia local. "Estamos bastante confiantes de que será um dos melhores feriados do ano para Balneário Camboriú. A ocupação hoteleira deve se aproximar de 100% e todo o setor de turismo será beneficiado. A união do trade fortalece ainda mais a nossa cidade como um dos principais destinos turísticos do Brasil", afirmou Andrezza.A expectativa de ocupação hoteleira é compartilhada pelo presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol), Rodrigo Vieira. "Já estamos com quase 90% de ocupação confirmada na maioria dos hotéis. Ainda há algumas vagas, mas, provavelmente, devemos chegar à ocupação máxima no final desta semana", ressaltou. O movimento de turistas no feriadão prolongado também deve refletir positivamente nos restaurantes e bares da cidade entre sexta e segunda-feira.____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria de ComunicaçãoTexto: Assessoria BC ConventionFoto: Arquivo PMBC(47) 3267-7022 +
Páscoa: Balneário Camboriú tem programação envolvendo arte, fé e cultura Celebrações iniciam na Sexta-feira Santa com encenações, feira temática e o Festival Cultura Cristã - Páscoa 2025A partir da Sexta-feira Santa (18), Balneário Camboriú será palco de uma programação especial em comemoração à Páscoa 2025, com atividades que celebram a arte, a fé e a união entre as pessoas. Durante os dias 18, 19 e 20 de abril, moradores e turistas poderão vivenciar momentos de espiritualidade, cultura e lazer, com atrações que vão desde encenações da Paixão de Cristo até apresentações musicais, feira temática e atividades para toda a família.Promovida pela Fundação Cultural, com apoio das Secretarias de Turismo e Assistência Social, Mulher e Família, a programação integra o calendário oficial do município, por meio da Lei nº 3.730/2014, que institui a Semana Municipal da Cultura Cristã.A proposta do evento é valorizar o verdadeiro significado da Páscoa — uma data cristã que representa renovação e esperança — através da memória coletiva e da expressão artística e cultural. O Festival Cultura Cristã - Páscoa 2025 reunirá diversas igrejas da cidade, manifestações independentes e artistas locais, promovendo um encontro ecumênico e acolhedor.Para o presidente da Fundação Cultural, Allan Muller Schroeder, a programação de Páscoa é um marco na cidade. "A realização do Festival de Cultura Cristã e da Feira de Páscoa representa um novo capítulo na forma como celebramos essa data tão significativa. É uma iniciativa inédita em nosso município, pensada com carinho para resgatar o verdadeiro espírito da Páscoa — um tempo de união, reflexão e esperança", disse."Em Balneário Camboriú, preparamos uma programação acolhedora para moradores e visitantes, que alia espiritualidade, cultura e lazer em diferentes pontos da cidade. É uma maneira de receber as famílias com carinho, mantendo vivas as tradições e reforçando os valores que nos unem", destacou o secretário de Turismo, Evandro Neiva.A programação é gratuita e aberta a todos os públicos.PROGRAMAÇÃO COMPLETA - FESTIVAL CULTURA CRISTÃ - PÁSCOA 2025Balneário Camboriú | 18 a 20 de abrilRealização: Fundação Cultural | Secretaria de Turismo | Secretaria de Assistência Social, da Mulher e da FamíliaSexta-Feira, 18 de abril (Dia da Paixão de Cristo)18h - Caminhada Penitencial e Encenação da Paixão de CristoSaída: Igreja São Judas Tadeu (Bairro São Judas)Chegada: Igreja Santo Amaro (Bairro da Barra)18h - Espetáculo "Cristo Vive 2025"Complexo do Cristo Luz19h15: Encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo17h às 22h - Feira de Páscoa, Praça do Pescador (Barra)Gastronomia, doces, chocolates, artesanato e artigos temáticosSábado, 19 de Abril (Celebração Cultural - Música, Arte e Comunhão)09h às 15h - Praça da BíbliaFeira TradicionalRecreação Infantil10h: Oficina de Contação de Histórias (Espaço Arte e Cultura)15h às 23h - Praça do PescadorFeira de PáscoaProdutos típicos, gastronomia e artesanato localPalco Praça do Pescador - Shows e apresentações:15h - Banda Igreja Missão 5815h45 - Banda Igreja Meta16h30 - Banda Igreja da Família17h15 - Banda Igreja Abba18h - Coral PIBBC18h30 - Maison Freitas e Banda19h30 - Palavra do Conselho de Pastores e presença da prefeita20h15 às 23h - Show com Salomão do ReggaePraça Almirante Tamandaré - A partir das 14h:Parada de PáscoaPersonagens temáticosRecreaçãoBandinha de CoelhosPintura FacialDomingo, 20 de abril (Dia da Família e Encerramento Com Arte)10h às 18h - Praça do PescadorFeira de Páscoa e recreação infantil14h - Show infantil "As Mareadas"16h - Espetáculo teatral "Batalha Invisível" - Cia NissiPraça Almirante Tamandaré - A partir das 14hParada de PáscoaBrincadeirasPintura FacialPersonagens e Bandinha de Coelhos___________________Informações adicionais:Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC)(47) 3267-7011Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria Municipal de Comunicação(47) 3267-7022Jornalista: Gustavo PetryFotos: Beatriz Nunes/Arquivo PMBC +
Balneário Camboriú mantém categoria máxima no novo Mapa do Turismo Brasileiro Balneário Camboriú segue entre a elite do turismo nacional. O município acaba de ser reconhecido novamente na categoria máxima do Mapa do Turismo Brasileiro, agora denominada "município turístico", nomenclatura que substitui a antiga Categoria A. A atualização foi divulgada pelo Ministério do Turismo.Apesar da mudança no nome, o grau de exigência permanece o mesmo: apenas os destinos com alto nível de organização, estrutura e governança conquistam esse status. Para fazer parte desse seleto grupo, é necessário cumprir critérios rigorosos, como ter uma Secretaria e um Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) ativos, orçamento próprio destinado ao setor e prestadores de serviços devidamente cadastrados no Cadastur.O Mapa do Turismo é uma importante ferramenta de gestão e planejamento do Ministério do Turismo. Além de reconhecer os destinos com maior relevância no cenário nacional, ele também orienta a aplicação de recursos federais e embasa políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do setor."Balneário Camboriú se consolida mais uma vez como referência nacional em turismo. Manter a categoria máxima reforça nosso compromisso com a excelência, a inovação e a qualidade na experiência oferecida aos visitantes. Seguiremos firmes na missão de promover um turismo sustentável, inteligente e acolhedor, que valorize nossa cidade e impulsione o desenvolvimento local", afirmou a prefeita Juliana Pavan.Para o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Evandro Neiva, o reconhecimento reforça a força do município no cenário turístico nacional. "A participação é fundamental, pois demonstra a maturidade e o profissionalismo do trade, além da responsabilidade de se manter atualizado com o Ministério do Turismo. Isso reforça o peso e a relevância de Balneário Camboriú como um dos principais destinos indutores do turismo no Brasil", completou Neiva.____________________Informações adicionais:Secretaria de Turismo(47) 3267-7067Secretaria de ComunicaçãoTexto: Pedro Henrique HomrichFoto: Arquivo PMBC(47) 3267-7022 +
Confira mais notícias

Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú.