- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Balneário Camboriú presente na Fimar
Brasil e Itália devem estreitar laços econômicos, no que se refere ao desenvolvimento promovido por meio marítimo. Esse é o foco dos trabalhos, que foram expostos durante a Feira Internacional da Economia do Mar (Fimar), realizada de 4 a 7 de maio, no Centreventos de Itajaí. O encontro contou com a participação da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, que marca presença nos seminários em prol do desenvolvimento do turismo no município.
O evento é resultado dos acordos assinados entre o governo italiano, através do Ministério do Desenvolvimento Econômico italiano, Ucina e o Governo de Santa Catarina. A Feira é organizada pela Brazil Planet com colaboração da Ucina (Confindustria Nautica), Assonáutica Italiana, Acatmar (Associação Náutica) e da Agenzia ICE. Seu propósito é a troca de experiências e a possibilidade de parcerias entre empresas, que tem no setor náutico/marítimo a sua mola econômica.
Segundo explicou o parlamentar Fábio Porta, do Legislativo italiano, a crise atualmente vivida no Brasil deve ser encarada como oportunidade. "Assim como no passado a Itália esteve em crise, e o Brasil auxiliou melhorando as exportações, hoje nós podemos ajudar o país a se abrir mais para o mercado exterior. O Brasil é a liderança da América do Sul e aqui em Santa Catarina há um grande potencial voltado ao mar, como em nosso país", analisou.
Já o presidente do Conselho de Ministros da Itália, Carlo Capria, disse que os portos deveriam ser mais valorizados, e que a Itália irá "fazer de tudo" para que as exportações e importações entre os dois países cresça. "A palavra mágica é projeto. Dinheiro existe, mas sem projetos, ele vai embora", analisou lembrando que seu país irá investir em 27 outros países, e que a meta é auxiliar micro, pequenos e médios empresários.
Balneário Camboriú acompanhou os seminários de abertura, que trataram da tecnologia, logística e inovação de portos; o futuro do mercado de cruzeiros no Brasil e o turismo e sustentabilidade da economia do mar. "Foi uma ótima oportunidade para conhecermos a realidade náutica que envolve alguns portos italianos e o estado de Santa Catarina. Também acompanhamos a temática sobre cruzeiros, que é um setor de turismo que, passada a crise atual, deve crescer muito em nossa região. Balneário também está aberta para parcerias que possam ampliar a economia local, principalmente nos setores náutico e relacionados", disse o secretário de Turismo em exercício, Rafael Amâncio.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto e fotos: Silvia Bomm (jornalista)
Assessoria de Comunicação (47) 3367-8122 / 3267-7023
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br
App: BCOAnoTodo