- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Balneário Camboriú entre as dez cidades preferidas por estrangeiros
01.09.2013 às 10:55h
Pesquisa divulgada nesta semana pelo Ministério do Turismo(MTur), realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - Fipe, aponta que a Capital Catarinense do Turismo é também uma das preferidas para o visitante internacional. No ano passado, Balneário Camboriú recebeu 5% do total dos visitantes estrangeiros que estiveram no país, posicionando-se entre as dez cidades brasileiras escolhidas pela maioria desses turistas. Em Santa Catarina, a cidade está em segunda colocação, atrás apenas da capital, Florianópolis. Também apresentou resultado positivo em relação a 2010, quando apareceu na pesquisa como a nona colocada na preferência do turismo estrangeiro, exibindo-se, agora, na sétima colocação.
O estudo da Fipe apurou, além da procedência e dos principais destinos preferidos, o perfil, gastos efetivados, motivação da viagem e grau de satisfação do turista internacional. Foram ouvidos mais de 31 mil viajantes em 15 aeroportos e 10 postos de fronteira terrestre.
Dados de Balneário Camboriú/turismo estrangeiro
Entre os emissores de turistas a Balneário Camboriú, aparecem nas primeiras colocações a Argentina(61,4%), Chile (16,7%) e Paraguai(13,7%), sendo que a cidade é a preferida para os paraguaios, que a elegeram como primeiro destino a ser visitado a lazer; a terceira na preferência dos chilenos; e, embora não se destaque como emissor, a Suíça qualificou a cidade também como terceiro destino (13,5% dos turistas suíços que chegaram ao Brasil, vieram para a praia catarinense em 2012, sendo em 2011 esse percentual era de apenas 0,6%).
O motivo da viagem continua sendo o lazer (92,5%) e o motivo do lazer, o Sol e a praia (92,2%). Para a maioria, o alojamento utilizado foram os hotéis, pousadas ou flats (50,6%). Dos grupos que vieram, também na maior parte foi composto por familiares (57,4%). O gasto médio em Balneário per capita foi de US$ 57,95(dólares) e a permanência média na cidade de 8,5 dias. A principal fonte de informação do destino esteve em amigos e parentes (35,1%), seguida da internet (26,2%); Um grande percentual de pessoas que esteve no destino (77,7%) já tinha estado na cidade anteriormente e nada menos do que 98% deseja retornar.
A faixa etária do visitante estrangeiro está entre 41 e 50 anos (25,5% do total), seguido de 32 a 40 anos (24,9%). Quase metade dos viajantes (49,7%) tem ensino superior completo e 47,9% qualificaram a viagem com satisfação máxima - superando suas expectativas-, seguido daqueles que disseram que a viagem atendeu plenamente suas necessidades (44,7%).
Outro item que chamou a atenção foi a avaliação da infraestrutura. O total de 98,9% qualificou a segurança pública como melhor oferecimento na cidade, e a limpeza pública figurou na segunda colocação (96,7%). Os restaurantes foram citados por 99,4% dos turistas internacionais como infraestrutura turística de destaque e a hospitalidade foi o serviço turístico que mais agradou para 99,2% dos visitantes de outros países.
'Estamos na preferência dos turistas que vem de fora, e também somos o principal destino para turistas brasileiros. Além de nos deixar com grande satisfação, pois isso mostra que o trabalho que vem sendo realizado está no caminho certo, também nos revela que há muito a fazer. Não apenas para nos manter entre os destinos top do país e atrair novos visitantes, mas também para agradar os que já se habituaram a vir para nossa cidade para lazer, negócios entre outros motivos', declarou o secretário de Turismo do município, Ademar Martins Schneider.
Acompanhe o Estudo de Demanda Turística Internacional do Mtur 2006 a 2012 no anexo desta matéria ou ainda em: http://zip.net/brkNNY
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Departamento de Comunicação
Texto e fotos: Silvia Bomm
(47) 3267-7139
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
Baixar arquivo anexo desta matéria |