- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Balneário Camboriú é um dos polos do turismo cultural
A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) de Balneário Camboriú, representada pelo Diretor e pela Assessora de Planejamento, Paulo Pacheco e Luciana Vargas, respectivamente, esteve dia 28 de abril na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em Itajaí, para uma reunião e apresentação da evolução do projeto “Desenvolvimento Territorial Sustentável, com a Identidade Cultural (DTSC)”.
O projeto DTSC está em curso desde 2008, mobilizando diversos atores sociais e entidades para constituir uma rede e promover a dinâmica de desenvolvimento. Esta dinâmica engloba as identidades culturais, a biodiversidade, a sustentabilidade, as comunidades tradicionais e o ecossistema de territórios-piloto, sendo um deles o território Caminhos Verde Mar, que incluem os municípios de Bombinhas, Itapema, Porto Belo e Balneário Camboriú. O projeto conta com a participação direta de pescadores artesanais, agricultores familiares, artistas, artesãos, empreendedores e organizações socioambientais.
Roseni Salete dos Santos Cruz, presidente da Associação Caminhos Verde Mar, conta que “começar a participar das primeiras reuniões do DTS foi uma forma de perceber que se tratava de um grande projeto e de uma grande história. A troca de experiências e as parcerias são essenciais para que o DTS cresça e obtenha destaque dentro e fora do estado.”
Um dos pesquisadores e responsáveis técnicos do DTS, Sérgio Pinheiro, afirmou que o objetivo principal do projeto é a divulgação cultural, fazendo com que a interação entre as cidades seja um fator que auxilie na troca de experiências, na preservação histórico-cultural e também fomente a economia, o comércio e vinda de turistas para esses municípios.
Luiz Gustavo do Couto, Coordenador de Planejamento da Sectur, parabenizou o projeto e acrescentou que o investimento na cultura e em um turismo sem interesses financeiros, é essencial para que o desenvolvimento aconteça, o fluxo de turistas aumente e que a cultura encontrada nesses municípios perdure por gerações.
A presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Guilhermina Stuker, também fez uso da palavra, e da linha de pensamento de Couto, comentando que o Balneário Camboriú Criativo (BC Criativo), desenvolvido pela FCBC, busca uma cultura simbólica, cidadã e, principalmente, econômica.
Ao final da reunião foi entregue a obra “Legados Caminhos Verde Mar 2015-16” que apresenta os resultados dos anos de pesquisa do projeto Desenvolvimento Territorial Sustentável.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto e fotos: Matheus Petter (estagiário)
Assessoria de Comunicação (47) 3367-8122 / 3267-7023
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.secturbc.com.br
App: BCOAnoTodo