- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Balneário Camboriú é beneficiada por nova categorização no turismo
Balneário Camboriú agora faz parte dos 1,5% de municípios brasileiros com melhor desempenho econômico no turismo nacional, de um total de 3.345 destinos avaliados pelo Ministério do Turismo. A cidade recebeu categorização “A”, após ser enquadrada em quatro variáveis, com resultantes em ótimos índices: estabelecimentos no setor de hospedagem e número de empregos formais, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais. A categorização vai ampliar o desempenho do turismo na cidade catarinense, já que Balneário é um dos 65 municípios indutores do Turismo e segue sendo monitorado e avaliado em busca de qualificação internacional no setor.
O motivo da categorização feita pelo Ministério do Turismo (MTur) é o de auxiliar o Governo Federal a definir políticas públicas e tomar decisões de acordo com a economia de cada localidade. ''É muito importante mencionar que a partir de agora, o MTur vai utilizar os dados da categorização como norteador na elaboração e implementação de políticas públicas no Turismo'', comentou a turismóloga do departamento de Planejamento, da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur), Luciana Vargas.
A proposta de categorização dos municípios das regiões constantes do Mapa de Regionalização do Turismo é experimental, e surgiu a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo. Cinquenta e um municípios foram agrupados na categoria A, sendo que Balneário Camboriú foi o único município do Estado de Santa Catarina entre eles. O grupo é responsável por gerar 47% do fluxo turístico nacional e 82% do internacional. ''A capacidade de atração nacional e internacional e a geração de emprego e renda na atividade turística mostra a força de Balneário Camboriú'', ressaltou Luciana. Os demais municípios avaliados foram enquadrados em outras quatro categorias, de B a E.
Desenvolvida por técnicos do Ministério do Turismo, a ferramenta foi avaliada por secretarias estaduais e municipais de turismo, além de receber o reconhecimento de diversas instâncias do poder público. "Para o desenvolvimento de políticas públicas nas cidades do Mapa Brasileiro, essa é uma importante diferenciação, que poderá dirigir recursos necessários, para a melhoria de um ramo econômico que movimentou 492 bilhões no país somente em 2014", complementa o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider.
A categorização já está aprovada pela Secretaria de Controle Externo no Tribunal de Contas da União (TCU).
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Texto: Juniétty Hugen (Estagiária)
Fotos: Arquivo Sectur
Assessoria de Comunicação: (47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
facebook.com/secretariadeturismodebc