- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Balneário Camboriú conta com atendimento ao turista estrangeiro na Polícia Civil

23.12.2009 às 18:01h
Está em funcionamento desde o dia 18 de dezembro e prossegue até o final da Operação Veraneio 2009/2010, o SATE – Setor de Atendimento ao Turista Estrangeiro, dentro da Delegacia de Polícia Civil de Balneário Camboriú. Depois da Delegacia do Turista (DPTur), que funciona o ano todo em Florianópolis, o SATE de Balneário Camboriú é o outro órgão que procura dar atendimento especial, prioritário e ágil ao turista, não só o estrangeiro, mas a todos que procurarem o setor para resolver ocorrências policiais. O serviço é realizado desde 2006, mas nesta temporada está sendo caracterizado como mais abrangente e melhor organizado.
O atendimento vai desde boletins de perda de documentos, ocorrências de roubos e furtos, acidentes de trânsito e até orientação ao turista que não consegue se localizar na cidade. O agente Júlio Manuel Urquita Gomez, natural do Chile, é quem atende os turistas e, além de falar o espanhol e o português, consegue dialogar com turistas que falam o inglês. “Se a gente se comunica na língua deles, consegue transmitir mais calma e confiança ao turista”, especifica Júlio.
O SATE da Polícia Civil, em Balneário Camboriú, atende também Itapema, Porto Belo, Bombinhas e a Base Integrada de Segurança Comunitária (BISC) da região da rodovia Interpraias (região da 29a Delegacia Regional de Polícia Civil). O turista Norberto Valentini, médico veterinário, foi atendido nesta quarta-feira(23) no Setor e gostou do tratamento que recebeu. “Foi muito bom, rápido e cordial. Toda cidade turística necessita disso”, avalia ele, que registrou a perda de seus documentos.
O delegado regional Ademir Serafim, responsável pelo serviço na região, disse que o trabalho realizado pelo SATE é um diferencial para Balneário Camboriú. “Na área de segurança pública, é referência para todo o estado. Estamos atendendo cada vez melhor a cada ano que passa”, elogia Serafim, mencionando a organização empregada, que envolve a preocupação de que o visitante consiga ver resolvidos os impasses criminais e de perdas de documentos em tempo rápido. “Se não conseguimos solucionar dentro do período em que ele fica na cidade, procuramos enviar a resolução para sua cidade de origem”, analisa o agente Júlio.
Segundo explica o delegado Arthur Nitz, da DP de Balneário Camboriú, os problemas são resolvidos em cem por cento dos casos. “Acabou a sensação de impunidade ao criminoso que age contra o turista”, avalia.
O Setor de Atendimento ao Turista Estrangeiro, que recebe turistas de todas as partes do mundo, atende 24 horas por dia, todos os dias da semana, na Delegacia de Polícia Civil de Balneário Camboriú e também aos chamados da região, como na BISC. A Delegacia fica na Rua Inglaterra, 115 e atende pelo telefone (47) 3367-0262.
Assessoria de Imprensa
Departamento de Comunicação
Prefeitura de Balneário Camboriú
(47) 3267-7022 – Plantão: 9963-0501