- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Balneário Camboriú apresenta balanço do verão em Florianópolis
A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur) participou nesta semana da reunião ordinária do Conselho Estadual de Turismo, realizada na sede da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), em Florianópolis. No evento, apresentou dados referentes à temporada 2013/2014 e conheceu os resultados dos setores envolvidos com o verão, além de manter contato com o novo secretário de Estado do Turismo, Filipe Mello.
Foi apresentada na reunião, a movimentação de ônibus de turismo durante a temporada de Balneário Camboriú, a Pesquisa de Demanda Turística realizada no início do ano e demais números do fluxo turístico, que foram repassados em cópia ao setor do turismo estadual. Entre os dados observados, o destaque foi para o registro de 1,6 milhão de turistas durante os três meses do verão; o cadastro de 2.457 ônibus nesse período, no Portal de Informações Turísticas (PIT); e que por países, os brasileiros lideraram a vinda em dezembro e janeiro, mas em fevereiro, os argentinos voltaram a ser o maior público da cidade, vindos por ônibus de turismo. Foram ainda repassados os números de ônibus do Réveillon (27/12 a 01/01 foram 163 veículos, sendo a maioria de brasileiros); e a rotatividade de turistas na cidade no mesmo período e ainda no Carnaval, entre 237 mil e 278 mil, diários, não cumulativos.
O resultado da hotelaria foi apresentado pela Sectur, com ocupação de 75% em dezembro, 88% em janeiro e 69% em fevereiro. No Réveillon a ocupação ficou em 98% e no Carnaval de 80%. Por Balneário Camboriú ainda falaram o Sindicato dos Hotéis e Similares (Sindisol), por meio do presidente Alessandro Fondini, o Convention & Visitors Bureau, o receptivo Vipmar e a Associação dos Corretores e Imobiliárias ACIBC, através do presidente Marlon Olsen. No geral, o balanço mostrou que a cidade necessita urgente da construção do Centro de Eventos e de receber mais efetivo policial militar nas ruas. Em relação ao Centro de Eventos, o presidente da Santur, Valdir Walendowski lembrou que o processo está em fase de licitação e passa por uma tramitação burocrática, a qual não é passível de interferência pela entidade.
Novo secretário
O novo secretário Filipe Mello disse que estará trabalhando para somar e desenvolver os setores de sua secretaria. "Desejo fazer bem feito e espero ter competência para desenvolver o trabalho a que me propus e me foi confiado. Quero aprender muito com a experiência do presidente da Santur, Valdir Walendowski, pois o turismo é um setor em constante movimento, que emprega mais de 700 mil catarinenses e que movimenta 13 a 15% do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina", colocou Mello. Já o presidente da Santur citou a importância dos trabalhos, lembrando que "50% do turismo do mundo é de Sol e Mar" e que "quanto mais incentivarmos o turismo em nosso estado, mas irá melhorar a nossa economia". Walendowski mencionou a organização empenhada pelo trade: "Não há Estado no Brasil que seja tão planejado para o verão como Santa Catarina e nossa temporada 2013/2014 foi um sucesso, principalmente na questão da segurança", emendou.
Pelas entidades convidadas, participou da exposição o presidente das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), Cleverson Siewerdt, que apesar de ter enfrentado críticas pela falha do sistema em alguns momentos do verão, citou melhorias, investimentos e causas da falta de energia elétrica. Siewerdt relatou o esforço da companhia para satisfazer os consumidores e que muitos dos problemas foram gerados por construções erguidas sob a rede elétrica, intervenção climática e acidentes de trânsito, além do grande consumo gerado pelas altas temperaturas.
Na sequência, descreveram resultados da Operação Veraneio o sub-comandante do Corpo de Bombeiros do Estado, Coronel Gladimir Murer, que garantiu a permanência dos guarda-vidas em Balneário Camboriú durante o ano todo, o Tenente-coronel PM Ricardo Elói Spíndola, pela Polícia Militar, e o Tenente-coronel PM José Norberto de Souza Filho, pela Polícia Militar Rodoviária (BPMRv). Logo depois, esteve na bancada o delegado da Polícia Civil, coordenador da Operação Veraneio, Antonio Marlus Malinverni, que se colocou à disposição de Balneário Camboriú, e o policial federal Silvestrin, que pontuou o aumento dos chilenos em Santa Catarina, durante o verão, em detrimento dos argentinos, que enfrentaram obstáculos cambiais e restrições internacionais, e acabaram sendo diminuídos em número de turistas. Silvestrin disse que a PF atendeu 101 mil turistas na temporada anterior, contra 91 mil na última. Já na fronteira de Dionísio Cerqueira, o número de turistas aumentou, passando de 105 mil para 107 mil.
De acordo com o representante da Infraero, Ricardo May, houve um pequeno aumento de voos fretados na última temporada, passando de 378 para 382 charters . Ele observou que a expectativa das agências receptivas pelos voos charters era "muito grande" e que muitas empresas acabaram frustradas com a redução dos turistas pelo aéreo. "Entretanto, conseguimos aprovar o dobro de chegadas efetivamente realizadas, que totalizaram 68% do esperado", disse May. Por sua vez, o vice-consul da Argentina no Estado, Alejandro Verdier, lembrou que antigamente, o consulado argentino funcionava apenas no verão, mas que atualmente o atendimento é diário, devido ao fortalecimento dos laços de cooperação entre a Argentina e Santa Catarina.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Turismo - Sectur
Texto: Silvia Bomm
Foto: Adriana Both de Pin
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br