- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Atrações turísticas estão abertas todos os dias
Balneário Camboriú é considerada, por lei estadual, a Capital Catarinense do Turismo. Isso porque, além da praia, um dos seus atrativos turísticos preferidos pelos turistas e moradores, a cidade oferece inúmeras atrações que permanecem abertas todos os dias, para proporcionar lazer, entretenimento e um ótimo passeio para toda a família.
Recentemente a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico realizou uma síntese do que encontrar nos complexos turísticos Cristo Luz, Parque Unipraias e Parque Cyro Gevaerd. Saiba agora o que pode ser apreciado no Molhe da Barra Sul, nas Passarelas do Pontal Norte e ainda no Parque Ecológico Raimundo Malta.
Molhe da Barra Sul
A obra foi construída com o propósito de oferecer balneabilidade na Barra Sul, local que anteriormente não tinha essa condição, por ser o desemboque das águas do rio Camboriú. Também para a obra do alargamento da praia, que hoje favorece ao banho de sol naquele ponto da orla. O que muitos não esperavam é que o Molhe da Barra Sul se tornaria um dos atrativos turíticos com grande visitação, por proporcionar uma vista panorâmica da Praia Central, por se tornar uma extensão das caminhadas a beira-mar e por dar condições aos pescadores, profissionais e amadores, à pesca do peixe espada.
O Molhe da Barra tem 452 metros de comprimento, feito com petit pavê e madeiras dispostas em estilo deck. Sua construção é moderna, com um delicado paisagismo, iluminação aérea e saindo do chão. Também no solo, a pavimentação mostra desenhos da fauna marinha, com imagens de cavalo-marinho, estrela-do-mar, siri e peixes. Em todo o percurso, é possível encontrar bancos para descansar e ao final, um círculo pavimentado com desenho em forma de estrela, dá a dimensão do cuidado em agradar os visitantes.
A obra proporcionou uma maravilhosa opção para quem gosta de pescar o peixe-espada, capturado no período noturna com a utilização de iscas luminosas e coloridas, oferecendo um outro tipo de espetáculo, para quem passa pelo local só ou com a família e amigos. As iscas são lançadas e retiradas todo o tempo, fazendo as cores das luzes desenharem raios luminosos no ar. Em algumas vezes, o sucesso da pesca ainda dá ao turista a oportunidade de conhecer o peixe, que é comprido, brilha em tom prateado e morde como fera. Por isso, é preciso manter certa distância da pesca viva.
Na lateral do molhe, há uma pracinha (playground) para crianças, onde foram colocadas formas de madeira, que parecem barcos naufragados na areia, para que as crianças pudessem escorregar, se esconder e se divertir muito. Também há equipamentos infantis como balanços, escorregadores em forma de tubos e escada de rede. O molhe localiza-se na Avenida Atlântica, em frente ao Parque Unipraias. Para chegar, basta pegar o Bondindinho ou um ônibus circular, no sentido Barra Sul.
Passarelas do Pontal Norte
Outro passeio com cenário deslumbrante é ir até as Passarelas do Pontal Norte, localizadas no lado extremo norte da Praia Central de Balneário Camboriú. O visual é inesquecível. São cerca de 500 metros de decks de madeira, que ligam as praias do Canto, Buraco e Morro do Careca. Em toda a sua extensão, há bancos para descansar, escadarias para acompanhar o desnível do terreno, iluminação e em alguns pontos, a construção avança sobre a praia, para que o visitante possa se aproximar da beleza natural do local.
Ao passar pelo local, é possível ver de perto a beleza das flores e de toda a vegetação da Mata Atlântica, além de várias espécies de aves e alguns pequenos animais. Tudo ao som do quebra-mar das pedras. Também há a presença da Guarda Municipal Armada (GM) nas Passarelas durante 24 horas, mas para acessar o local em período noturno, é convencionar ficar próximo aos GMs. A paisagem também é mais encantadora à luz do dia.
As passarelas iniciam junto à Estrada da Rainha, no canto norte da Praia Central, e passam primeiro pela Praia do Canto – que tem 50 metros de extensão – e depois pela Praia do Buraco, onde é possível caminhar pela areia em seus 910 metros de cenário paradisíaco. O local é considerado um dos pontos turísticos mais encantadores da cidade, pois, além dos visitantes estarem perto da natureza e desfrutarem de uma vista privilegiada, há um contraste com a agitação do centro. Para chegar ao local, é necessário seguir até o Pontal Norte, o que pode ser feito por transporte coletivo ou pelo Bondindinho sentido Norte.
Parque Raimundo Malta
Se a natureza impera em Balneário Camboriú e pode ser vista em cada canto da cidade, um dos passeios imperdíveis é pelo Parque Natural Municipal Raimundo Gonzalez Malta. Aberto de segunda a domingo, com visitação das 13 às 17 horas, o parque ecológico reúne trilhas, parque infantil, complexo de plantas medicinais, Viveiro Mata Atlântica - onde são cultivadas árvores e espécies da flora da Mata Atlântica, replantadas em locais da cidade que recebem paisagismo. Também lá é onde fica o setor de Paisagismo da Secretaria de Obras e a sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente - Semam.
O espaço foi criado para aproximar a comunidade da natureza e realizar educação ambiental para crianças da rede de ensino da cidade. Também recebe visitantes de outras localidades, que vêm conhecer e pesquisar a fauna e a flora da região, assim como o mangue do rio Camboriú.
Outra proposta do Parque Raimundo Malta é viabilizar a preservação de espécies e a sua reintrodução na natureza, promover o turismo ecológico, distribuir ervas medicinais à população, entre outros atrativos que podem ser visitados em mais de 172 mil metros quadrados de área.
Há pista para corrida, estacionamento e sanitários. Entre os redutos criados estão a Casa do Pensamento, com 300 metros quadrados e que abriga os setores administrativo e de planejamento da Semam, a Biblioteca Ambiental e um auditório para realização de palestras e projeção de vídeos. Também existe o Centro Fitoterápico, criado há nove anos para melhorar a produção e a qualidade dos itens fitoterápicos.
Outro local de beleza natural é o Jardim das Bromélias, que conta com mais de 40 espécies em exposição e que, apesar de ter área pequena, se revela um espaço de beleza inigualável. No Parquinho Infantil, as crianças se divertem em balanço e em muita área verde com grama.
As passarelas do mangue foram construídas dentro do complexo, para manter o ecossistema manguezal. Nele, há um sistema produtivo importante, com numerosas espécies vegetais e animais. Elas são a base de muitas cadeias alimentares relevantes para a preservação da própria subsistência humana. Vale lembrar que mais de 60% das espécies de peixes que são comercializados passam pelo menos uma parte de seu ciclo de vida neste ambiente. Devido à importância deste ecossistema, a Semam construiu no local passarelas elevadas em madeira, numa extensão de 71 metros, com objetivo de que estudantes, visitantes e pesquisadores possam conhecer de perto sua estrutura.
Para chegar ao Parque, é necessário seguir até o final da Rua Angelina, onde está localizado o Hospital Municipal Ruth Cardoso, e dobrar a esquerda até o final da via. Informações adicionais no telefone (47) 3363-7145 ou no fone de plantão (47) 8861-8890.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo - Sectur
Assessoria de Comunicação
Texto: Silvia Bomm
Fotos: Arquivo Sectur
(47) 3367-8122
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br