- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Artesãs da Barra valorizam a cultura local
O grupo de artesãs Arte em Conchas, do Bairro da Barra, visitou a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur) na tarde da última quarta-feira, 17, com o propósito de obter apoio da secretaria.
Há quatro anos, o grupo de mulheres utiliza resíduos da maricultura, pesca e ostreicultura, como conchas, escamas de peixe, cascas de ostras e mariscos, na confecção de artesanatos. Elas se reúnem semanalmente no salão comunitário da Barra para produzir o material.
As artesãs comercializam esses produtos, mas ainda não possuem um ponto específico para o trabalho. Em parceria com a Secretaria de Inclusão Social, e pelo Fórum Municipal de Economia Solidária, também reivindicam um selo e uma etiqueta para a identificação dos produtos.
Diva Bernardes, extensionista social da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), explica a importância deste trabalho para a cidade. “É uma alternativa de renda extra para as famílias dessas artesãs, aproveitamento de resíduos, produção sustentável e valorização da cultura local”. Diva ainda explica que caixas de leite e fibras de bananeira também fazem parte da matéria prima dos artesanatos.
Para a artesã Roseni Cruz, moradora do Bairro da Barra há 19 anos, o trabalho é uma ótima maneira de auxiliar na renda familiar. “Eu era vendedora ambulante e senti a necessidade de fazer o artesanato local, aproveitando os materiais”, explica. Roseni acredita que as pessoas que adquirirem esses produtos vão ter uma boa lembrança da cidade. “É um lindo trabalho manual que tem muito valor regional agregado”.
O Secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Carlos Humberto Silva, afirma que o trabalho é belíssimo. “Eu tenho certeza que se mais pessoas conhecerem esses produtos artesanais, fabricados por essas maravilhosas artesãs, elas vão precisar trabalhar dobrado para atender a demanda, pois são produtos de fácil aceitação e bom preço”. Carlos afirmou também que a Sectur vai buscar atender a reivindicação das artesãs e divulgar os produtos nos eventos aos quais a secretaria irá participar.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Assessoria de Imprensa
Texto e fotos: Bruna C. Froehner – Estagiária
Fone: (47) 3367-8122
www.secturbc.com.br