- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Artesanato de Páscoa é destaque no 3º Coelhinho na Praia
Quem não conhece o projeto Coelhinho na Praia 2011, de Balneário Camboriú, ainda tem tempo de se encantar. Até o domingo (24), moradores e turistas podem visitar os pontos de decoração na Barra Sul, Pontal Norte, Praça Tamandaré, Calçadão Central, Avenida Atlântica e na fachada da Prefeitura. Uma das novidades, que tem promovido a geração de emprego e renda nesta terceira edição do projeto, é a venda de artesanato do Clube de Mães: há uma infinidade de artigos, acessórios e itens feitos por preços que variam de R$ 2 a R$ 50.
Conforme Lourdes Leonara, uma das mulheres que produz e comercializa artesanato no Pontal Norte, os visitantes podem encontrar desde panos de prato até quadros decorativos. “São confeccionadas bolsas, capas de bomba de água e liquidificador, chaveiros, lembrancinhas, porta-retratos, tapetes, aventais, vidros decorados de biscuit. São muitas as opções oferecidas à comunidade”, afirmou.
Lourdes disse que os turistas do estado do Rio Grande do Sul foram os que mais adquiriram os produtos até o momento. “Têm muitas famílias, casais e filhos que nos visitam, mas as mulheres continuam sendo a maioria”. Segundo informa, faz um ano que trabalha com estes suvenirs e utilidades e já se sente realizada. “Amo o meu trabalho e pretendo continuar por muito tempo”, enfatizou.
Como bom anfitrião, o médico cirurgião-plástico, Anísio Marinha Manta e sua família, moradores de Balneário Camboriú, mostravam na tarde da última quinta-feira (14) a decoração do Coelhinho na Praia e a venda do artesanato para o amigo e engenheiro mecânico, Aquiles Silva Júnior – turista de Macaé - Rio de Janeiro. Para o fluminense, o trabalho realizado na cidade é uma ideia potencial que deveria ser aplicada em outros lugares. “Dentro de um município como Balneário Camboriú, incentivar o trabalho de artes manuais é uma excelente iniciativa”, ressaltou.
Já para Manta, é primordial explorar as potencialidades das pessoas e valorizar seus trabalhos. “Muitos destes profissionais estão no anonimato, esperando uma oportunidade. Os organizadores do projeto estão de parabéns”, declarou, observando que outras ideias deste nível devem ser incentivadas.
De acordo com o coordenador do Clube de Mães, Celso Schneider, a grande proposta da venda de artesanato é aumentar a renda destas mulheres. “Queremos que elas façam estes acessórios artesanais e consigam vendê-los também”. Conforme explica, existem cerca de 300 mulheres em todos os oito clubes de mães de Balneário Camboriú, sendo que 30 delas vendem o artesanato produzido por mais 80 senhoras. Vale lembrar que a venda acontece apenas em três pontos do projeto: Barra Sul, Praça Tamandaré e Pontal Norte, em período comercial.
O 3º Coelhinho na Praia é promovido pelo Clube de Mães em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur). A Fundação Cultural, secretarias de Obras/Paisagismo, Inclusão Social, Educação, Segurança e Cosip também apoiam o projeto.
Visitação
Todas as sextas-feiras, sábados e domingos, das 16h às 22h, na Barra Sul, acontecem brincadeiras com a turma da Tia Tita – Cabelo Maluco, pintura no rosto, camarim teem fashion, brincadeiras, gincanas e concursos. Além disso, a criançada pode participar da contação de histórias com Rita Duarte e no sábado à noite, assistir ao “cineminha infantil”, no cenário da Barra Sul.
Todos os pontos de visitação do projeto com cenários encantados, a Barra Sul (Coelhinho na Praia), Pontal Norte (Fábrica de Chocolates) e a Praça Tamandaré (Vila do Coelho) estão abertos todos os dias, até 24 de abril, das 16h às 22h. No Calçadão da Central, Avenida Atlântica e na Prefeitura, a decoração pode ser vista o dia todo. De 21 a 24 de abril haverá programação especial nos locais e visitação das 10h às 22h.
Entrevistas: Celso Schneider – Coordenador do Projeto/Clube de Mães/ (47) 9983-5387
Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Assessoria de Imprensa - (47) 3367-8122
Texto: Daiane Benso - estagiária de Comunicação Social
Fotos: Daiane Benso e Silvia Bomm
Supervisão profissional: Silvia Bomm DRT 3930-JP/PR