- Eventos
- Gastronomia
- Serviços
- Atrações
- Hospedagens
- Dicas
- Compras
Notícias
Ônibus de turismo são vistoriados pelo Deter no PIT
O feriado do Dia do Trabalho, na quinta-feira (1º), e o evento dos gideões missionários na cidade vizinha de Camboriú, têm movimentado de forma considerável o Portal de Informações Turísticas (PIT), da Avenida do Estado, em Balneário Camboriú. Somente nesta quarta-feira (30), o PIT recebeu 46 veículos de turismo, a maioria do estado de São Paulo e de Minas Gerais, entre um total de 30 emissores.
Para combater possíveis irregularidades e dar segurança para os visitantes que vem nesse tipo de transporte, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú requisitou fiscalização do Departamento de Transportes e Terminais (Deter) de Santa Catarina, que realizam trabalho extenso em Camboriú desde a última segunda-feira (28). Três dos 15 fiscais que estão na região realizaram vistoria no final da tarde desta quarta-feira (30), acompanhados da Associação dos Guias de Turismo da cidade, Aguitur, e da Guarda Municipal Armada de Balneário Camboriú.
Segundo explicam Pedro Carlos Fernandes, Adenir Teodoro e Luiz Antônio Vilas Boas, fiscais do Deter, os ônibus não podem sair do roteiro previsto na licença expedida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres - no caso de veículos interestaduais e internacionais - ou pelo Deter, quando vêm de cidades catarinenses. "O documento deve apresentar a relação de todos os municípios por onde o veículo irá percorrer. Se estiver fora da rota, a multa será pesada", explica Pedro que alerta: "É o maior valor que aplicamos. São mais de R$ 5 mil para ônibus de outros estados e países e pouco mais de R$ 700 para os intermunicipais catarinenses".
Além da licença da ANTT ou Deter, os fiscais observam se todos os viajantes tem seu nome na lista de passageiros, se o seguro do veículo está em dia, assim como o seguro dos passageiros e se toda a documentação do veículo e motorista estão regulares. A principal infração, conforme o fiscal Teodoro, é a ausência da licença. "A média de irregularidade, entre os veículos que vistoriamos, é de 10 a cada cem ônibus", complementa Pedro que faz fiscalização durante o evento dos gideões há mais de uma década.
A preocupação do secretário de Turismo, Ademar Schneider, em trazer a fiscalização para a cidade, é que os turistas e empresas de turismo saibam que existem regras em Balneário Camboriú, e que elas devem ser cumpridas. "Queremos que os fiscais venham com maior periodicidade a nossa cidade. Estamos mantendo convênio com o Deter, embora a nossa Secretaria de Segurança já faça a vistoria das rotas. É preciso que os passageiros se conscientizem que todo esse cuidado, é para que ele próprio tenha maior segurança", explica.
O Deter deverá retornar ao PIT em novas ocasiões, é o que garante o fiscal Pedro Carlos Fernandes, não descartando o retorno ainda nesse feriadão.
Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Turismo - Sectur
Texto e fotos: Silvia Bomm
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br