Balneário Camboriú
Conheça a cidade

Notícias

COMUNICADO OFICIAL SECTUR

A Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, vem esclarecer informações que vêm sendo propagadas de maneira errônea na imprensa brasileira e também internacional, relativas aos efeitos causados pelas enchentes em Santa Catarina, tanto em alguns dias do mês de novembro de 2008, quanto nesta última semana, quando as chuvas causaram cheias apenas no sul do estado, na região de Criciúma e Araranguá, a aproximadamente 300 km de distância de nossa cidade.

Como já foi informado oficialmente por esta entidade no início do mês de dezembro, as fortes chuvas que caíram no final de semana, dos dias 22 e 23 de novembro de 2008, representaram  um grande prejuízo ao Estado, principalmente às famílias moradoras de encostas, nas cidades de Blumenau, Ilhota e região, localizadas a 20 Km  ou mais de distância de Balneário Camboriú e, ainda, Itajaí, que está a 12 km da cidade e que foi invadida pelas águas quase que em sua totalidade.

Apesar da grande catástrofe que foi duramente exposta na mídia nacional e internacional, Balneário Camboriú foi afetada em três bairros isolados, localizados na região oeste da cidade, também ocasionando perdas para aproximadamente mil residências. Foram dias de novembro e começo de dezembro de reconstrução para estes bairros e um intenso trabalho de ajuda de milhares de moradores do centro e de outras localidades do município, que muitas vezes não tiveram acesso visual ao ocorrido, mas que observaram notícias pela televisão e puderam colaborar. A solidariedade foi grande, mas, como citamos, no centro e no restante da cidade, não houve impacto maior, felizmente.

Os equipamentos turísticos centrais foram poupados e continuam mostrando o quanto maravilhosa é Balneário Camboriú, tanto geograficamente, quanto no serviço prestado pelas pessoas que residem aqui e fazem deste balneário a “Capital Catarinense do Turismo”.

Nos causou ainda mais estranheza, quando recentemente, com a cidade já em sua rotina, recebendo milhares de visitantes (cerca de 450 mil somente na virada de ano), outras notícias de cheias no sul do estado de Santa Catarina pôs em xeque a qualidade dos serviços e a integridade dos produtos oferecidos em Balneário Camboriú. Muitas informações inverídicas davam a entender que Balneário Camboriú estaria sem acessos, sofrendo danos com as águas, que doenças como febre amarela e leptospirose estariam espalhadas pelos bairros, refletindo a necessidade da informação correta e o pronunciamento desta entidade a favor da verdade. Muitos grupos cancelaram sua vinda, por acreditarem nessas notícias falsas.

Faz-se necessário saber que Balneário Camboriú continua linda (acompanhe imagens em www.balnear.com.br/cameras) e, conforme nossas informações no portal www.secturbc.com.br, está integralmente pronta para o turismo. Também não registra epidemias nem casos de doenças graves. A Praia Central está apta ao banho de mar(quase que 100% conforme informações da Fundação do Meio Ambiente do Estado  - Fatma – veja em www.fatma.sc.gov.br), está preparada para receber famílias, grupos, pessoas que já têm carinho e admiração pelo município e, ainda, com um clima que se mostra generoso: temperaturas médias entre 24 e 28 graus, muito sol, mar, e tudo aquilo que nosso turista tem direito.

Nós trabalhamos pelos visitantes e para os moradores. Para que todos tenham qualidade de vida sempre melhor.

Balneário Camboriú, 08 de janeiro de 2009.

Cláudio Fernando Dalvesco
Secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico

Últimas Notícias

Balneário Camboriú se prepara para a chegada de navios de cruzeiro Balneário Camboriú já se prepara para a chegada do primeiro navio de passageiros, previsto para o próximo dia 22 de novembro. O primeiro navio desta temporada é o Fantasia, da empresa MSC. Na última quarta-feira (5), a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico organizou uma reunião com demais entidades e secretarias municipais para planejar a recepção aos turistas. Durante a temporada, serão 26 navios de quatro diferentes companhias, de onde desembarcarão, ao todo, cerca de 90 mil passageiros. A temporada de transatlânticos acaba no dia 18 de março de 2020 com a escala do navio Costa Fascinosa. Balneário Camboriú terá ainda escalas dos navios Seaview e Fantasia (MSC), Sovereign (Pullmantur) e Amera (BSCS) da Alemanha. Santa Catarina terá quatro cidades com porto turístico, sendo Balneário Camboriú a que mais contará com escalas e passageiros na temporada 2019/2020. Além dos navios, o município também receberá excursões dos desembarques das cidades vizinhas. A Base Integrada de Segurança, localizada na Barra Sul, estará todos os dias em funcionamento com colaboradores que falam inglês, espanhol e alemão. Nos dias de embarque e desembarque dos navios, o policiamento será reforçado. Na Base, poderão ser emitidas ocorrências, além de casos de perda de documentos. Para melhoria no trânsito no local, os ônibus utilizados por quem desembarca receberão os passageiros no estacionamento ao lado do Atracadouro Barra Sul. Para o deslocamento na cidade, estará disponível para os turistas pontos exclusivos para táxis, motoristas de aplicativos e bicicletas para locação. "O importante é recepcioná-los bem, passarmos todas as informações solicitadas para que eles escolham novamente Balneário Camboriú como destino turístico", diz o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Valdir Walendoswky. ___________________ Informações Adicionais:Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú (47) 3367-8122Diretoria de Comunicação Estagiária de jornalismo: Giselli D’IsepFoto: Arquivo PMBC(47) 3267-7022www.bc.sc.gov.br www.facebook.com/prefeituradebcwww.facebook.com/secretariadeturismodebcwww.instagram.com/prefeituradebcwww.instagram.com/secturbcwww.twitter.com/prefeituradebcwww.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu  +
Inscrições abertas para curso de Qualidade no Atendimento ao Turista A partir desta sexta-feira (08), a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur) abrirá inscrições para os cursos de Qualidade no Atendimento ao Turista e Manipulação de Alimentos.Serão 750 vagas em 25 turmas com, no máximo, 30 pessoas cada, disponibilizadas para vendedores ambulantes e atendentes de barracas de venda de milho e churros e quiosques da orla de Balneário Camboriú para a temporada 2019/2020. É indispensável a participação no curso para obtenção do alvará que permite a comercialização de produtos para a próxima temporada.Os cursos terão início a partir do fechamento da primeira turma e ocorrerão no auditório do Sindicato dos Empregados com Hoteleiro e Similares de Balneário Camboriú (Sechobar), localizado na Rua 600, nº 711, em data a ser definida posteriormente. O prazo de inscrição termina com o preenchimento das vagas. "A concorrência de destino turístico é muito grande e é fundamental ter consciência de que o bom atendimento ao turista é necessário. Por isso que a cada ano a Sectur lança esse curso. E é importante para que a gente possa tornar cada vez mais o destino de Balneário Camboriú fortalecido", ressalta o secretário de Turismo, Valdir Walendowsky.O treinamento é gratuito e as inscrições podem ser realizadas na Sectur (Rua 2.850, nº 566, próximo a 3ª Avenida) de segunda a sexta-feira, das 13h às 18 horas, com apresentação de documento de identidade. O curso de Qualidade no Atendimento ao Turista, com duas horas de duração, é obrigatório para todos. Já o de Manipulação de Alimentos, com uma hora de duração, é obrigatório apenas para os que trabalham com alimentos e bebidas.___________________ Informações Adicionais:Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú (47) 3367-8122Diretoria de Comunicação Estagiária de jornalismo: Giselli D’IsepFoto: Arquivo PMBC(47) 3267-7022www.bc.sc.gov.br www.facebook.com/prefeituradebcwww.facebook.com/secretariadeturismodebcwww.instagram.com/prefeituradebcwww.instagram.com/secturbcwww.twitter.com/prefeituradebcwww.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu  +
Balneário Camboriú será divulgada em Feira Internacional em Gramado De 7 a 10 de novembro, Balneário Camboriú será divulgada na Feira Internacional de Turismo (FESTURIS), em Gramado. O evento é considerado pelo setor de turismo a mais efetiva plataforma de negócios da América do Sul. No ano passado, o evento reuniu 15 mil participantes, 65 destinos internacionais, 250 palestrantes e gerou R$ 300 milhões em negócios.A 31ª edição da feira contará com painéis de conhecimento e um canal aberto de diálogo com o público, profissionais do turismo, agentes de viagens, representantes de destinos turísticos, empreendedores, órgãos oficiais de turismo, estudantes e universidades, além de todos interessados em conteúdo.A FESTURIS é segmentada com espaços temáticos: Espaço Termalismo e Bem-Estar, Espaço Viagem pela Cultura e Costumes, Espaço Luxury, Espaço Tech e Corporativo, Sustentabilidade e Acessibilidade, Espaço LGBT, Espaço Entretenimento, Espaço Wedding, Espaço Gastronomia e Espaço Business, que será o estande onde o Município será divulgado junto a Costa Verde & Mar. O evento ocupará um espaço de 25 mil metros quadrados, e ocorrerá no Serra Park. A feira é considerada a segunda maior em tamanho.___________________ Informações Adicionais: Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú (47) 3367-8122 Diretoria de Comunicação Estagiária de jornalismo: Giselli D’Isep Foto: Arquivo PMBC (47) 3267-7022 www.bc.sc.gov.br   www.facebook.com/prefeituradebc  www.facebook.com/secretariadeturismodebcwww.instagram.com/prefeituradebc  www.instagram.com/secturbcwww.twitter.com/prefeituradebc   www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu  +
Turismo de Balneário Camboriú é tema em palestra no Espírito Santo O turismo como agente transformador em Balneário Camboriú será um dos temas abordados em um seminário em Vila Velha, no Espírito Santo, nesta quarta-feira (30). O evento Turismo Como Fator de Desenvolvimento para Vila Velha, além da apresentação de cases de sucesso, contará com palestras e painéis temáticos.O tema sobre Balneário Camboriú será apresentado pelo secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Valdir Walendowsky, para profissionais da área de turismo e representantes dos setores públicos que participarão de reuniões e palestras relacionadas a turismo religioso e turismo na era digital."É a cidade de Balneário Camboriú sendo uma referência no turismo nacional. Eles poderiam ter buscado qualquer outra cidade turística do Brasil para essa apresentação, mas escolheram o nosso município", diz o secretário.Além da palestra, os atrativos turísticos de Balneário Camboriú serão divulgados por meio dos materiais e vídeo de divulgação, para promover o setor turístico como potencial econômico.___________________ Informações Adicionais:Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú (47) 3367-8122Diretoria de Comunicação Estagiária de jornalismo: Giselli D’IsepFoto: Arquivo PMBC(47) 3267-7022www.bc.sc.gov.br www.facebook.com/prefeituradebcwww.facebook.com/secretariadeturismodebcwww.instagram.com/prefeituradebcwww.instagram.com/secturbcwww.twitter.com/prefeituradebcwww.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu  +
Palestra com engenheiro de software da Google ocorrerá nesta quinta-feira Nesta quinta-feira (24), o engenheiro de software da Google dos Estados Unidos, Rodrigo Setti, palestrará sobre "Como Inovar Infinitamente", às 19h30, no Atracadouro da Barra Sul em Balneário Camboriú.O evento está dentro da programação do 10º Encontro de Tecnologia da Informação e Comunicação (e-TIC) e é promovido pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Camboriú, em parceria com SEBRAE/SC e tem apoio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú. O Encontro iniciou no dia 22 de outubro. A palestra abordará o know-how (conhecer e fazer) referente à inovação e ao empreendedorismo vivenciados no Vale do Silício, região sul da baía de São Francisco conhecida pelas empresas globais de tecnologia.As demais programações, como os minicursos, trabalhos de pesquisa e inovação e o Campeonato de e-Sports (League of Legends e Counter Strike: Global Offensive), ocorrem no IFC campus Camboriú até sexta-feira (25). As inscrições para participação são gratuitas e podem ser realizadas no site etic.ifc.edu.br. O e-TIC é promovido pela instituição em parceria com SEBRAE/SC e tem apoio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú.___________________ Informações Adicionais: Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú (47) 3367-8122 Diretoria de Comunicação Estagiária de jornalismo: Giselli D’Isep Foto: Arquivo PMBC (47) 3267-7022 www.bc.sc.gov.br   www.facebook.com/prefeituradebc   www.facebook.com/secretariadeturismodebcwww.instagram.com/prefeituradebc   www.instagram.com/secturbcwww.twitter.com/prefeituradebc   www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu  +
Balneário Camboriú é divulgada na região Nordeste do Brasil Balneário Camboriú será divulgada no JPA Travel Market, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de outubro, no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba. O evento é um dos maiores das regiões Nordeste e Norte e é conhecido internacionalmente.O festival está na 9ª edição e tem o objetivo de integrar o setor de viagens e turismo, além de oferecer novos produtos ao mercado. O evento terá feira, fórum, capacitações e rodada de negócios.O 9º JPA Travel Market é voltado para profissionais da área de turismo. A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú representará e divulgará a cidade como destino turístico no estande da Santur.___________________ Informações Adicionais: Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú (47) 3367-8122Diretoria de ComunicaçãoEstagiária de jornalismo: Giselli D’IsepFoto: Arquivo PMBC(47) 3267-7022www.bc.sc.gov.br www.facebook.com/prefeituradebcwww.facebook.com/secretariadeturismodebcwww.instagram.com/prefeituradebcwww.instagram.com/secturbcwww.twitter.com/prefeituradebcwww.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu   +
Confira mais notícias

Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú.