Balneário Camboriú
Conheça a cidade

Notícias

Balanço do Carnamboriú – Entidades aprovam o evento

Uma reunião bastante proveitosa e participativa aconteceu no final da tarde desta quinta-feira (5), no hotel Plaza Camboriú, em Balneário Camboriú, entre as polícias Civil e Militar e a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico municipal (Sectur). Na pauta, o Carnamboriú 2009. A preocupação da Sectur foi levantar os pontos positivos e negativos do evento, para que em projetos futuros, os erros sejam minimizados ou possam até inexistir.

Estiveram presentes órgão locais através de representantes da Polícia Militar (comando do 12º Batalhão), Polícia Civil, Associação Empresarial de Balneário Camboriú – Acibalc, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL/BC, Sindicato do Comércio Varejista – Sincomécio, Secretaria Municipal de Segurança, Fundo Municipal, Fundo Municipal de Trânsito (Funtran), Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares – Sindisol, Sindicato dos Empregados de Bares Restaurantes e Similares – Sechobar, Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, e a Comissão de Turismo da Câmara de Vereadores, além da Sectur e da convidada especial Abrajet – Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Santa Catarina), que tem seu presidente também como membro do Conselho Estadual de Turismo.

A reunião iniciou com o diretor de Turismo do município, Ademar Schneider, explicando da necessidade de o trade se envolver nas promoções que trazem turistas à cidade. Ademar passou a palavra para a delegada Magali Inácio Nunes, da 1º Delegacia de Polícia de Balneário Camboriú. Ela avaliou positivamente o evento e o caracterizou como “bastante tranquilo”. “Pela quantidade de pessoas que a praia recebeu, entre 110 e 120mil, não houve ocorrências de destaque. Foi um carnaval da paz, da família, apesar da demanda”, analisou.

O tenente coronel PM Edemir Meister, comandante do 12º BPM, também esperava que o evento fosse provocar situações fora do limite. “Quando se pensa em fazer um evento de grande repercussão, a primeira preocupação é com a segurança. Se ela vier a falhar, falha todo o resto. Agora penso que tivemos um pouco de culpa de não incentivar o evento, mas tínhamos receio. Seria bom que sempre acontecesse como aconteceu, de planejarmos todas as ações em conjunto com antecedência. Apesar de algumas falhas, todos os esforços foram feitos com o GOPE, com a cavalaria e o contingente onde estava a concentração de pessoas. Felizmente, não houve ocorrências graves”, pontuou.

O capitão Marcelo Egídio, que comandou o policiamento durante o Carnamboriú, disse que “o evento, em si, foi um sucesso,  tranquilo”. Explicou que não houve ocorrências, apesar de algumas arestas que devem ser tratadas em eventos seguintes. Destacou o respeito que houve aos horários, mas criticou serem feitos eventos simultâneos, o que acabou fracionando o contingente de policiais. Sobre o show de Jota Quest, o capitão explicou que, por volta de uma hora antes da apresentação, havia cerca de 20 mil pessoas na praia e ele estava tranquilo. Contou que de repente, a praia se tornou ocupada e pela conta que a PM faz de área tomada, havia mais de 120 mil pessoas espectadoras. “Nossa preocupação é que o carnaval é um evento de grande consumo de bebidas alcoólicas, o que afeta a segurança pública, e faltou ação maior da fiscalização, pois havia muitos vendedores sem alvará. A escolha da banda foi extremamente positiva, pois atraiu famílias inteiras. Nos preocupamos, pois a praia é um lugar aberto, e a presença de pessoas de má índole é inevitável. Outro problema foi bebidas em vidro. O vidro é uma arma e uma grande preocupação, assim como é no Réveillon”, destacou lembrando ainda que o som ruim fosse uma reclamação que chegou à PM. Também citou que seriam necessários mais banheiros públicos espalhados pela orla.

A presidente do Sindisol, Karina Peters, afirmou que só ouviu elogios sobre o Carnamboriú. “A ocupação dos hotéis ficou na média dos 90%, um número melhor que em 2008”. Ela sugeriu que em outros eventos de grande porte na praia, fossem colocadas torres com policiais no meio do público e que fosse feito algum tipo de triagem com os espectadores, antes de chegarem ao local do show. Também sugeriu a diminuição de bebidas em vidro e lembrou que a faixa de areia da Barra Sul é maior e acomodaria melhor o show. Assim mesmo, Karina aprovou o evento e a localização.

O presidente da CDL, Altamir Teixeira, parabenizou a organização do evento. Ele avalia que a cidade precisa de promoções como o Carnamboriú, que traga turistas à cidade, pois é a indústria que movimenta todos os setores de nossa economia. “Sugiro um grande evento no meio do ano e também uma decoração natalina diferenciada. Não concordo quando dizem que decorações não atraem pessoas. Basta ver Gramado e outras cidades que investem neste tipo de atrativo”, disse Altamir, que gostou muito da escolha de Jota Quest para o show do carnaval.

O superintendente do Funtran, Jaime Mantelli, citou alguns erros de entrosamento e de informações que acabaram complicando as atividades do setor de trânsito municipal, pois não se esperava tantas pessoas na cidade. Ele explicou da dificuldade que foi atender vários locais ao mesmo tempo (Pontal Norte, Centro e passagem de blocos pela Avenida Atlântica), por falta de equipamentos e de pessoal. “Estamos melhorando estes aspectos, mas nenhum motivo justificaria não fazer o evento”, defendeu. Mantelli acredita que a ousadia das entidades, em parceria com o comércio, poder público e trade, enfim, poderá mudar positivamente o turismo em Balneário Camboriú.

Já Francisco de Assis Silva, supervisor operacional da Secretaria de Segurança, destacou o trabalho da Secretaria, que atuou não só no trânsito, mas ajudou em outras atividades, como as da Secretaria de Obras, durante o Carnamboriú. Disse que o trabalho se tornou difícil pela falta de equipamentos e porque muitas pessoas não respeitaram o trânsito, as faixas de segurança, os pedestres, enfim, houve muitas limitações que, segundo Assis, serão sanadas com o tempo. “No próximo evento queremos estar mais preparados”, avalia.

A presidente do Sechobar, Olga Ferreira, também parabenizou os organizadores do Carnamboriú, os policiais e todos os que trabalharam no projeto. “Se queremos público o ano inteiro em Balneário Camboriú, esse é o caminho, mas sempre com muita disciplina”, lembrou.

O vereador Roberto de Souza Junior, da Comissão de Turismo da Câmara, também compareceu à reunião e parabenizou a equipe por ter organizado um grande carnaval em menos de um mês. Sugeriu para o próximo, que se incentive o desfile de blocos de bairros e aproveitou para também solicitar que sejam feitos projetos para melhorar a decoração de Natal da cidade.

O presidente da Abrajet/SC e membro do Conselho Estadual de Turismo, Valmir Grein, disse que há muito tempo não se fazia um carnaval como foi o Carnamboriú. “A cidade descobriu um novo filão, o carnaval para a família. Temos que incentivar a decoração de quiosques, o comércio, a volta dos blocos. No mais, todos estão de parabéns”, sinalizou.

Álvaro Zambom dos Santos, presidente da Acibalc, sugeriu que em 2010 sejam feitas parcerias com fundos que possam patrocinar o carnaval, para que a cidade não tenha que envolver grandes quantias. O diretor Ademar Schneider concordou com sua colocação, requisitando apoio de entidades, do comércio, de pessoas que se beneficiam com o turismo.

Para finalizar, os funcionários da Sectur, o turismólogo Alexandre Montenegro e o Assessor Carlos Dickmann, deram seus pontos de vista. Alexandre disse que a cidade poderia, através das entidades, incentivar a cultura com os grupos que fazem trabalhos sociais, como o Latarte que se apresentou durante três horas e tem um  trabalho que agrada os turistas. Dickmann ratificou a idéia da Sectur de realizar eventos voltados à família e de envolver os bairros em blocos carnavalescos.

Reativação do Conselho
Ao final do encontro, foi discutida a reativação do Conselho Municipal de Turismo, que está parado há cinco anos. Todas as entidades presentes firmaram compromisso de participar da entidade, que ajudará a decidir, organizar e promover os eventos de turismo na cidade. Com o Conselho funcionado, Balneário Camboriú poderá buscar verbas federais, inclusive para promoção de cursos de qualificação e eventos de grande porte. O Regimento Interno do Conselho foi distribuído entre os participantes. Ficou agendada para dia 25 de março, às 8h30, a reunião que definirá os nomes para integrar o órgão.

-------------------------------------------------------------------------------------
Silvia C. Bomm - Ass. Comunicação
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Prefeitura de Balneário Camboriú
(47) 3367-8122
e-mail: comunicacao@secturbc.com.br
www.camboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br

Últimas Notícias

Balneário Camboriú é divulgada na Expo Concórdia 2019 Balneário Camboriú está sendo divulgada na Expo Concórdia 2019, que iniciou na sexta-feira (6) e vai até 15 de setembro, em Concórdia (SC). O evento multissetorial é considerado uma das maiores feiras do oeste de Santa Catarina, com expectativa de participação de 300 mil visitantes. A divulgação de Balneário Camboriú será feita para o público final."A feira é uma boa oportunidade de apresentarmos a cidade para um público final consumidor numa região do Estado com grande movimentação do agronegócio", considera o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, Valdir Walendowsky.O estande de Balneário Camboriú tem parceria com Brusque e Joinville, que também enviaram representantes para divulgar os seus atrativos para o público. A feira, que é organizada pela Prefeitura de Concórdia e existe há 85 anos, tem atrações artísticas e culturais, agropecuária, exposições da indústria e comércio, gastronomia, lazer, além de ser uma oportunidade de negócios para os expositores.__________________ Informações Adicionais:Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú (47) 3367-8122Diretoria de ComunicaçãoEstagiária de jornalismo: Giselli D’IsepFoto: Arquivo PMBC(47) 3267-7022www.bc.sc.gov.br www.facebook.com/prefeituradebcwww.facebook.com/secretariadeturismodebcwww.instagram.com/prefeituradebcwww.instagram.com/secturbcwww.twitter.com/prefeituradebcwww.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu   +
Projeto Visite BC inicia ações na Bolívia O Projeto "Visite Balneário Camboriú e Região Costa Verde & Mar" está na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, nesta terça-feira (10). O projeto divulga a cidade e a região para o turismo de lazer e negócios.As etapas internacionais do Projeto iniciaram em Lima, no Peru, e seguiram para Santiago do Chile. Agora é a vez da Bolívia, onde o trade turístico do município participará de rodada de negócios e capacitações para operadores de viagem e agentes turísticos.O Visite BC é desenvolvido e organizado pelo Balneário Camboriú Convention&Visitors Bureau. Tem como principal parceiro a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, além dos parceiros masters, com participações especiais da Santur e da Região Turística Costa Verde & Mar, parceiros ouro, com Parque Unipraias, e os parceiros prata, com o Atracadouro Barra Sul e o Complexo Turístico Cristo Luz.___________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú(47) 3367-8122Diretoria de ComunicaçãoEstagiária de jornalismo: Giselli D’Isep(47) 3267-7022www.bc.sc.gov.br www.facebook.com/prefeituradebcwww.facebook.com/secretariadeturismodebcwww.instagram.com/prefeituradebcwww.twitter.com/prefeituradebcwww.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu  +
PIT de Balneário Camboriú será reformado O Portal de Informação Turística (PIT) de Balneário Camboriú, localizado na Avenida do Estado, será totalmente reformado. O atendimento funcionará de forma provisória em um contêiner que fica ao lado da sede do PIT. A previsão é de que as obras durem 60 dias.A função do Portal de Informação Turística é orientar o turista que chega à cidade. O PIT é também responsável pelo controle e emissão do selo de turismo (taxa para veículos de transporte turístico cobrada pelo município). Ao entrar em Balneário Camboriú, o veículo deve - sob pena de multa- parar no PIT para que seja feito um cadastro com informações relacionadas ao grupo de visitantes que chega à cidade. O atendimento permanece normal, das 6h às 0h.___________________ Informações Adicionais: Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú (47) 3367-8122 Diretoria de Comunicação Estagiária de jornalismo: Giselli D’Isep Foto: Arquivo PMBC (47) 3267-7022 www.bc.sc.gov.br www.facebook.com/prefeituradebc www.facebook.com/secretariadeturismodebcwww.instagram.com/prefeituradebc www.twitter.com/prefeituradebc www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu +
Balneário Camboriú tem conceito máximo no Mapa do Turismo Brasileiro Balneário Camboriú foi classificada como categoria "A" no turismo, segundo o novo Mapa do Turismo Brasileiro divulgado nesta semana no Diário Oficial da União, pelo Ministério do Turismo (Mtur). A avaliação se dá por meio de um acompanhamento no desempenho das economias turísticas locais e refere-se ao período 2019-2021.A categorização no mapa define o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério, além da priorização de investimentos por programas da Mtur, que incluem ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, levando em consideração as características da demanda e vocação turística.A avaliação é feita bienalmente. Na pesquisa anterior, referente ao período 2017-2019, o município também recebeu o conceito máximo no mapa. Neste ano, novos critérios foram estabelecidos pela Mtur, mas a cidade continuou na categoria."Permanecer nessa categoria é um grande desafio, pois a cidade deve cumprir rigorosamente todos os quesitos para dar continuidade a esse grau maior. Então, é uma satisfação muito grande a gente ter recebido do Ministério do Turismo novamente a categoria A", diz o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, Valdir Walendowsky.Balneário Camboriú foi avaliada com a região turística do consórcio intermunicipal de turismo Costa Verde & Mar (Citmar), composto por outras nove cidades. Em território nacional, 2.694 cidades e 333 regiões foram avaliadas entre as categorias que vão de "A" a "E".O mapeamento é realizado pelos Órgãos Oficiais de Turismo dos Estados e do Distrito Federal por meio da realização de oficinas regionais e/ou estaduais. Após a validação, o Município recebe um certificado do Ministério do Turismo que pode ser acessado pelo mapa interativo, no link mapa.turismo.gov.br.___________________ Informações Adicionais:Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú (47) 3367-8122Diretoria de Comunicação Estagiária de jornalismo: Giselli D’IsepFoto: Arquivo PMBC(47) 3267-7022www.bc.sc.gov.br www.facebook.com/prefeituradebcwww.facebook.com/secretariadeturismodebcwww.instagram.com/prefeituradebcwww.twitter.com/prefeituradebcwww.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu   +
Fórum MICE tratou sobre o turismo de eventos e negócios O turismo de eventos e negócios foi foco do III Fórum MICE, que ocorreu nesta quarta-feira (28), no Hotel Sibara Flat & Convenções, em Balneário Camboriú. Promovido pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, o Fórum MICE teve, entre os palestrantes, o secretário nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo, Bob Santos.O secretário nacional falou sobre trabalhar com profissionalismo um pré-evento. Bob Santos destacou que 13,5% dos visitantes internacionais vêm ao Brasil para o turismo de negócios. Ele enfatizou alguns pontos que revertem positivamente para os destinos antes de realização de um evento, como pensar nos impactos ambientais, disponibilizar Internet e fazer trabalho de campo com os moradores locais (mostrando por que o turismo é importante para a cidade).Na parte da palestra aberta a perguntas, Bob Santos se colocou à disposição para intermediar os diálogos entre os governos municipal e estadual com relação ao Centro de Eventos, que recebeu recursos das três esferas governamentais e deve estar pronto em dezembro.O III Fórum MICE teve o intuito de consolidar Balneário Camboriú como um dos destinos mais competitivos no segmento do turismo de eventos e negócios no mercado nacional. O evento foi destinado especialmente para empresários de todos os setores, além de gestores, gerentes e estudantes da área.___________________ Informações Adicionais:Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú (47) 3367-8122Diretoria de ComunicaçãoJornalista: Silvana de CastroFoto: Giselli D’Isep(47) 3267-7022www.bc.sc.gov.br www.facebook.com/prefeituradebcwww.instagram.com/prefeituradebcwww.twitter.com/prefeituradebcwww.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu   +
Programação para curtir a natureza e se aventurar em Balneário Camboriú A lista de programações para curtir Balneário Camboriú é extensa. A cidade possui atrações tanto para o dia quanto para a noite. O contato com a natureza, a diversidade de praias, a cultura, a gastronomia e o comércio fazem do destino turístico uma opção com múltiplos atrativos, gratuitos e pagos.Para quem quer contato com a natureza e tranquilidade, o Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta é o local certo. Em uma área de 172.625 m² e com seis trilhas ecológicas, vegetação nativa e animais silvestres, o Parque dá ao visitante a oportunidade de conhecer a floresta e se deparar com animais como capivaras, gambás, lagartos, cotias, tamanduás, caranguejos, cobras, além de diferentes espécies de aves. No total, as trilhas têm três mil metros de extensão. Uma delas costeia o Rio Camboriú. O local tem entrada gratuita.Já os que preferem contato com a natureza em um passeio mais radical, o Parque Unipraias é uma indicação, com entrada paga. O atrativo mais conhecido desse empreendimento turístico é o teleférico, formado por bondinhos aéreos que proporcionam vista para a orla de Balneário Camboriú. Outro atrativo é um passeio pela Mata Atlântica por meio de um trem suspenso a três metros do chão, com vista para o mar. Já o Zip Rider garante uma descida de 750 metros em meio à Mata Atlântica. Nesse equipamento, o aventureiro fica suspenso por um cabo, sentado em uma cadeira que atinge uma velocidade média de 60 km/h, e tem o privilégio de apreciar a paisagem a 240 metros de altura. O local oferece também o Youhooo, trenós de montanha que fazem uma descida pela mata com vista para a Praia Central de Balneário Camboriú.Aos que gostam de agitação, o Speedway Music Park visa proporcionar música, adrenalina e velocidade. O Speedway possui um kartódromo de 1.200 metros, além de uma pista de arrancada e espaço para drift. O visitante também encontrará uma trilha entre a natureza, para a prática de downhill, quadriciclo e motos. O Paintball Center do local tem campo inclinado, equipamentos de proteção e oferece uma vista de Balneário Camboriú entre as montanhas do Morro do Boi.O Barco Pirata é também uma opção de aventura. A navegação oportuniza um passeio temático com teatro de personagens piratas a bordo da embarcação. O roteiro parte da Barra Sul em direção a orla central de Balneário Camboriú, passando pela Ilha das Cabras, com desembarque na Praia de Laranjeiras, onde o passageiro pode escolher ficar e aproveitar a praia e retornar para a cidade com os barcos seguintes. São quatro embarcações com capacidades de até 280, 290, 330 e 400 passageiros.Horário de funcionamento:- Parque Unipraias (Av. Atlântica, 6006 - Barra Sul) - entrada paga. Consultar valores no site unipraias.com.br ou pelo telefone (47) 3404-7600- Speedway Music Park (Rua José Francisco Corrêa 900 - Bairro Nova Esperança) - entrada paga. Consultar valores no site speedwaymusicpark.com ou pelo telefone (47) 3268-1653;- Parque Raimundo Malta (Rua Angelina, no Bairro dos Municípios - final da rua) - (47) 3363-7145 - 13h às 17h (seg. a dom.) Entrada gratuita. Em caso de tempestade de raios e ventos fortes, o Parque é imediatamente fechado por segurança;- Barco Pirata (Av. Normando Tedesco, 6020 - Centro) - entrada paga. Consultar valores no site barcopirata.com.br ou pelo telefone (47) 3367-2815.___________________ Informações Adicionais:Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú (47) 3367-8122Diretoria de Comunicação Estagiária de jornalismo: Giselli D’IsepFoto: Divulgação(47) 3267-7022www.bc.sc.gov.brwww.facebook.com/prefeituradebcwww.instagram.com/prefeituradebcwww.twitter.com/prefeituradebcwww.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu  +
Confira mais notícias

Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú.