Balneário Camboriú
Conheça a cidade

Notícias

Balanço do Carnamboriú – Entidades aprovam o evento

Uma reunião bastante proveitosa e participativa aconteceu no final da tarde desta quinta-feira (5), no hotel Plaza Camboriú, em Balneário Camboriú, entre as polícias Civil e Militar e a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico municipal (Sectur). Na pauta, o Carnamboriú 2009. A preocupação da Sectur foi levantar os pontos positivos e negativos do evento, para que em projetos futuros, os erros sejam minimizados ou possam até inexistir.

Estiveram presentes órgão locais através de representantes da Polícia Militar (comando do 12º Batalhão), Polícia Civil, Associação Empresarial de Balneário Camboriú – Acibalc, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL/BC, Sindicato do Comércio Varejista – Sincomécio, Secretaria Municipal de Segurança, Fundo Municipal, Fundo Municipal de Trânsito (Funtran), Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares – Sindisol, Sindicato dos Empregados de Bares Restaurantes e Similares – Sechobar, Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, e a Comissão de Turismo da Câmara de Vereadores, além da Sectur e da convidada especial Abrajet – Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Santa Catarina), que tem seu presidente também como membro do Conselho Estadual de Turismo.

A reunião iniciou com o diretor de Turismo do município, Ademar Schneider, explicando da necessidade de o trade se envolver nas promoções que trazem turistas à cidade. Ademar passou a palavra para a delegada Magali Inácio Nunes, da 1º Delegacia de Polícia de Balneário Camboriú. Ela avaliou positivamente o evento e o caracterizou como “bastante tranquilo”. “Pela quantidade de pessoas que a praia recebeu, entre 110 e 120mil, não houve ocorrências de destaque. Foi um carnaval da paz, da família, apesar da demanda”, analisou.

O tenente coronel PM Edemir Meister, comandante do 12º BPM, também esperava que o evento fosse provocar situações fora do limite. “Quando se pensa em fazer um evento de grande repercussão, a primeira preocupação é com a segurança. Se ela vier a falhar, falha todo o resto. Agora penso que tivemos um pouco de culpa de não incentivar o evento, mas tínhamos receio. Seria bom que sempre acontecesse como aconteceu, de planejarmos todas as ações em conjunto com antecedência. Apesar de algumas falhas, todos os esforços foram feitos com o GOPE, com a cavalaria e o contingente onde estava a concentração de pessoas. Felizmente, não houve ocorrências graves”, pontuou.

O capitão Marcelo Egídio, que comandou o policiamento durante o Carnamboriú, disse que “o evento, em si, foi um sucesso,  tranquilo”. Explicou que não houve ocorrências, apesar de algumas arestas que devem ser tratadas em eventos seguintes. Destacou o respeito que houve aos horários, mas criticou serem feitos eventos simultâneos, o que acabou fracionando o contingente de policiais. Sobre o show de Jota Quest, o capitão explicou que, por volta de uma hora antes da apresentação, havia cerca de 20 mil pessoas na praia e ele estava tranquilo. Contou que de repente, a praia se tornou ocupada e pela conta que a PM faz de área tomada, havia mais de 120 mil pessoas espectadoras. “Nossa preocupação é que o carnaval é um evento de grande consumo de bebidas alcoólicas, o que afeta a segurança pública, e faltou ação maior da fiscalização, pois havia muitos vendedores sem alvará. A escolha da banda foi extremamente positiva, pois atraiu famílias inteiras. Nos preocupamos, pois a praia é um lugar aberto, e a presença de pessoas de má índole é inevitável. Outro problema foi bebidas em vidro. O vidro é uma arma e uma grande preocupação, assim como é no Réveillon”, destacou lembrando ainda que o som ruim fosse uma reclamação que chegou à PM. Também citou que seriam necessários mais banheiros públicos espalhados pela orla.

A presidente do Sindisol, Karina Peters, afirmou que só ouviu elogios sobre o Carnamboriú. “A ocupação dos hotéis ficou na média dos 90%, um número melhor que em 2008”. Ela sugeriu que em outros eventos de grande porte na praia, fossem colocadas torres com policiais no meio do público e que fosse feito algum tipo de triagem com os espectadores, antes de chegarem ao local do show. Também sugeriu a diminuição de bebidas em vidro e lembrou que a faixa de areia da Barra Sul é maior e acomodaria melhor o show. Assim mesmo, Karina aprovou o evento e a localização.

O presidente da CDL, Altamir Teixeira, parabenizou a organização do evento. Ele avalia que a cidade precisa de promoções como o Carnamboriú, que traga turistas à cidade, pois é a indústria que movimenta todos os setores de nossa economia. “Sugiro um grande evento no meio do ano e também uma decoração natalina diferenciada. Não concordo quando dizem que decorações não atraem pessoas. Basta ver Gramado e outras cidades que investem neste tipo de atrativo”, disse Altamir, que gostou muito da escolha de Jota Quest para o show do carnaval.

O superintendente do Funtran, Jaime Mantelli, citou alguns erros de entrosamento e de informações que acabaram complicando as atividades do setor de trânsito municipal, pois não se esperava tantas pessoas na cidade. Ele explicou da dificuldade que foi atender vários locais ao mesmo tempo (Pontal Norte, Centro e passagem de blocos pela Avenida Atlântica), por falta de equipamentos e de pessoal. “Estamos melhorando estes aspectos, mas nenhum motivo justificaria não fazer o evento”, defendeu. Mantelli acredita que a ousadia das entidades, em parceria com o comércio, poder público e trade, enfim, poderá mudar positivamente o turismo em Balneário Camboriú.

Já Francisco de Assis Silva, supervisor operacional da Secretaria de Segurança, destacou o trabalho da Secretaria, que atuou não só no trânsito, mas ajudou em outras atividades, como as da Secretaria de Obras, durante o Carnamboriú. Disse que o trabalho se tornou difícil pela falta de equipamentos e porque muitas pessoas não respeitaram o trânsito, as faixas de segurança, os pedestres, enfim, houve muitas limitações que, segundo Assis, serão sanadas com o tempo. “No próximo evento queremos estar mais preparados”, avalia.

A presidente do Sechobar, Olga Ferreira, também parabenizou os organizadores do Carnamboriú, os policiais e todos os que trabalharam no projeto. “Se queremos público o ano inteiro em Balneário Camboriú, esse é o caminho, mas sempre com muita disciplina”, lembrou.

O vereador Roberto de Souza Junior, da Comissão de Turismo da Câmara, também compareceu à reunião e parabenizou a equipe por ter organizado um grande carnaval em menos de um mês. Sugeriu para o próximo, que se incentive o desfile de blocos de bairros e aproveitou para também solicitar que sejam feitos projetos para melhorar a decoração de Natal da cidade.

O presidente da Abrajet/SC e membro do Conselho Estadual de Turismo, Valmir Grein, disse que há muito tempo não se fazia um carnaval como foi o Carnamboriú. “A cidade descobriu um novo filão, o carnaval para a família. Temos que incentivar a decoração de quiosques, o comércio, a volta dos blocos. No mais, todos estão de parabéns”, sinalizou.

Álvaro Zambom dos Santos, presidente da Acibalc, sugeriu que em 2010 sejam feitas parcerias com fundos que possam patrocinar o carnaval, para que a cidade não tenha que envolver grandes quantias. O diretor Ademar Schneider concordou com sua colocação, requisitando apoio de entidades, do comércio, de pessoas que se beneficiam com o turismo.

Para finalizar, os funcionários da Sectur, o turismólogo Alexandre Montenegro e o Assessor Carlos Dickmann, deram seus pontos de vista. Alexandre disse que a cidade poderia, através das entidades, incentivar a cultura com os grupos que fazem trabalhos sociais, como o Latarte que se apresentou durante três horas e tem um  trabalho que agrada os turistas. Dickmann ratificou a idéia da Sectur de realizar eventos voltados à família e de envolver os bairros em blocos carnavalescos.

Reativação do Conselho
Ao final do encontro, foi discutida a reativação do Conselho Municipal de Turismo, que está parado há cinco anos. Todas as entidades presentes firmaram compromisso de participar da entidade, que ajudará a decidir, organizar e promover os eventos de turismo na cidade. Com o Conselho funcionado, Balneário Camboriú poderá buscar verbas federais, inclusive para promoção de cursos de qualificação e eventos de grande porte. O Regimento Interno do Conselho foi distribuído entre os participantes. Ficou agendada para dia 25 de março, às 8h30, a reunião que definirá os nomes para integrar o órgão.

-------------------------------------------------------------------------------------
Silvia C. Bomm - Ass. Comunicação
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Prefeitura de Balneário Camboriú
(47) 3367-8122
e-mail: comunicacao@secturbc.com.br
www.camboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br

Últimas Notícias

Hotel de Balneário Camboriú acolhe profissionais de saúde durante período da pandemia Uma das principais angústias de quem vive na linha de frente da pandemia do coronavírus é ter que retornar para casa após o trabalho intenso, colocando em risco iminente os próprios familiares. Contudo, graças à solidariedade, profissionais da saúde que atuam diretamente no combate e tratamento da Covid-19 terão acolhimento para descansar e recarregar as energias em segurança.Em Balneário Camboriú, o empresário Isac Pires, doou as instalações do Hotel Pires para acolher os profissionais da saúde - o critério para utilizar o local é estar trabalhando no combate à pandemia (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem).Ao todo, estão à disposição dos profissionais, 160 dormitórios individuais e/ou para casais. Outros hotéis da cidade também se engajaram nessa corrente do bem e vão apoiar com doação de roupas de cama e produtos de higiene e limpeza.De acordo com o infectologista Martoni Moura e Silva, seguindo as normas de segurança, foi solicitado aos profissionais de saúde que façam seu primeiro banho após a jornada, em seus respectivos ambientes de trabalho. Depois, ao terem acesso ao hotel, podem tomar seu segundo banho, com mais tranquilidade e conforto.Vistoria e capacitaçãoNa tarde de segunda-feira (23), os colaboradores da rede hoteleira receberam capacitação para proceder de forma ainda mais rigorosa na higienização dos ambientes. O manuseio da roupa de cama e descarte do lixo, por exemplo, será diferente durante a pandemia. O hotel também passou por vistoria, conforme o infectologista.Será dada atenção redobrada ao descarte dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras e luvas. Importante reforçar a higienização imediata das mãos, assim que os equipamentos de proteção foram descartados. No hotel haverá ainda a determinação quanto ao uso do elevador - apenas uma pessoa por vez terá acesso. As áreas comuns não serão abertas."Os profissionais de saúde vão utilizar os quartos para dormir e proteger suas famílias do contágio do vírus, evitando levar a propagação da Covid-19 para suas casas. São estes os guerreiros que serão recebidos nesse hotel, e o sentimento de todos os envolvidos é de muito acolhimento, sabendo da distância que temos que manter um dos outros nesse período do isolamento", enfatiza o infectologista, Martoni.________________Informações adicionais:Gabinete do Prefeito(47) 3263-0190Diretoria de ComunicaçãoJornalista: Cristiane TomasiFoto: PMBC(47) 3267-7022www.bc.sc.gov.brwww.facebook.com/prefeituradebcwww.instagram.com/prefeituradebcwww.twitter.com/prefeituradebcwww.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu +
Praias de Balneário Camboriú interditadas recebem placas de orientação contra o uso Neste sábado (21), todas as praias de Balneário Camboriú receberam placas de sinalização informando da interdição dos espaços. De acordo com o decreto publicado na quinta-feira (19), fica proibida o acesso, trânsito e permanência em todas as praias durante sete dias. Se você identificar aglomerações na praia ligue para a Guarda Municipal ou Polícia Militar pelos fones 153 ou 190.___________________Informações adicionais:Gabinete do Prefeito(47) 3263-0190Diretoria de ComunicaçãoJornalista: Gabriella BelleFoto: Divulgação(47) 3267-7022www.bc.sc.gov.brwww.facebook.com/prefeituradebcwww.instagram.com/prefeituradebcwww.twitter.com/prefeituradebcwww.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu +
Coronavírus - Confira os telefones essenciais de BC para você não precisar sair de casa Ouvidoria:- dúvidas sobre quem pode entrar na cidade; riscos de trabalhadores que não foram dispensados, comércio aberto, hotel recebendo hóspedes, quais os serviços essenciais que estão funcionando - entre em contato pela Ouvidoria do Município através do número 0800 644 3388.Polícia Civil e Polícia Militar:- você cidadão pode denunciar estabelecimentos que estiverem abertos, exceto farmácias e supermercados, através do número 190 da Polícia Militar ou 181 da Polícia Civil.- Preços abusivos ou irregularidades em estabelecimentos da cidade também podem ser denunciados através dos telefones da Polícia Militar e Civil.Voluntariado para idosos:- Lembrando que você idoso, deve permanecer em casa, por isso Balneário Camboriú está disponibilizando um canal de atendimento para você que necessita de compras essenciais como farmácia e mercado, entre em contato no (47) 3261-5300 ou (47) 99982-1632 que haverá voluntários à sua disposição.EMASA:- Você consumidor que precisa resolver assuntos com a EMASA pode entrar em contato através dos canais: SAC: 0800 643-6272; Fala EMASA - WhatsApp comercial: (47) 3261-0000; ou e-mail: atendimento@emasa.com.br.Ambiental:- Para atendimento ao usuário da Empresa Ambiental, você pode entrar em contato pelo e-mail atendimento@ambiental.sc, telefone (47) 3169-2900 e/ou WhatsApp (47) 99993-0220.IBGE:- Cidadão de BC que se inscreveu para trabalhar no Censo do IBGE e quer tirar suas dúvidas sobre o reembolso devido ao cancelamento do censo, pode entrar em contato através do telefone 0800 061 2020.Atendimento da Epidemiologia:- Atendimento para pessoas que apresentam os sintomas do Coronavírus deve entrar em contato através das linhas de atendimento da Epidemiologia do município sem precisar sair de casa, pelos telefones: 3267-7133 e 3267 - 7134. Além desses telefones fixos, está disponível o celular (47) 99243-4894, com WhatsApp, para este mesmo fim.NAI:- Você idoso, que necessita de atendimento através do Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI) pode solicitar receitas médicas e orientações sem sair de casa, pelo número (47) 3263-1278.PROCON:- Também para denúncias a respeito de estabelecimentos que estiverem infligindo o Decreto Municipal e Estadual, o PROCON está a disposição através dos números 151, WhatsApp (47) 99127-1905, telefones fixos 3366-6144 ou 3367-0619 ou por e-mail procon@bc.sc.gov.br.Junta Militar:- Para atendimento a Junta Militar, os telefones são: (47) 33634353 ou (47) 996794721.PMBC:- Contato para a imprensa: (47) 3267-7022 telefone direto da Diretoria de Comunicação da PMBC.Agentes de trânsito:- Dúvidas sobre as barreiras nas entradas da cidade e outras denúncias, você pode entrar em contato pelo telefone 153.Secretaria de Obras:- A Secretaria de Obras está de plantão para eventuais imprevisto na cidade pelo telefone (47) 99982-2139.___________________Informações adicionais:Gabinete do prefeito(47) 3263-0190Diretoria de ComunicaçãoEstagiária de Jornalismo: Mariana Rosa(47) 3267-7022www.bc.sc.gov.brwww.facebook.com/prefeituradebcwww.instagram.com/prefeituradebcwww.twitter.com/prefeituradebcwww.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu    +
Coronavírus - Guarda Municipal e Bombeiros Militares fiscalizam praias de BC A Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros Militar irão fiscalizar as praias de Balneário Camboriú para garantir o cumprimento do decreto municipal nº 9.836, assinado na quinta-feira (19) pelo prefeito Fabrício Oliveira.As forças de segurança irão orientar a população e, se necessário, conduzir os indivíduos para fora das praias. Segundo o Secretário de Segurança, David Queiroz, aproximadamente 150 agentes da Guarda Municipal estarão à disposição para a fiscalização.O decreto passou a valer nesta tarde desta quinta-feira (19), às 15h e tem duração de sete dias.Confira o decreto nº 9.836, de 19 de março de 2020, clicando aqui._________________Informações adicionais:Gabinete do prefeito(47) 3263-0190Diretoria de ComunicaçãoFotos: Ivan Rupp(47) 3267-7022www.bc.sc.gov.brwww.facebook.com/prefeituradebcwww.instagram.com/prefeituradebcwww.twitter.com/prefeituradebcwww.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu +
Coronavírus - Prefeito de Balneário Camboriú determina proibição de aglomeração na praia O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, está com suas equipes reunidas para desfazer as aglomerações de pessoas na Praia Central.Na manhã desta quinta-feira (19), um carro de som está circulando na faixa de areia, alertando para a importância de ficar em casa para evitar o avanço do Coronavírus. A ação conta com parte do efetivo da Guarda Municipal, Polícia Militar e Agentes de Trânsito."Estamos fazendo nossa parte limitando o acesso à cidade e tomando uma série de medidas para combater o coronavírus, mas a população precisa fazer sua parte. É necessário se manter em casa para evitar a contaminação", disse o prefeito Fabricio Oliveira.___________________Informações adicionais:Gabinete do prefeito(47) 3263-0190Diretoria de ComunicaçãoFotos: Ivan Rupp(47) 3267-7022www.bc.sc.gov.brwww.facebook.com/prefeituradebcwww.instagram.com/prefeituradebcwww.twitter.com/prefeituradebcwww.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu +
Coronavírus - Prefeito lança decreto de emergência e interdita as praias de Balneário Camboriú O prefeito Fabricio Oliveira acabou de lançar decreto para impedir o uso das praias de Balneário Camboriú. A medida passou a valer nesta tarde de quinta-feira (19), às 15h e tem duração de 7 dias.Neste momento, o prefeito acompanhado das forças policiais do município está atuando nas abordagens para que haja o cumprimento imediato da ação. Uma grande força-tarefa foi montada para passar um pente-fino na faixa de areia e reconduzir as pessoas para seus domicílios.Confira o decreto nº 9.836, de 19 de março de 2020.___________________Informações adicionais:Gabinete do prefeito(47) 3263-0190Diretoria de ComunicaçãoFotos: Ivan Rupp(47) 3267-7022www.bc.sc.gov.brwww.facebook.com/prefeituradebcwww.instagram.com/prefeituradebcwww.twitter.com/prefeituradebcwww.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu +
Confira mais notícias

Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú.