Balneário Camboriú
Conheça a cidade

Notícias

Balanço do Carnamboriú – Entidades aprovam o evento

Uma reunião bastante proveitosa e participativa aconteceu no final da tarde desta quinta-feira (5), no hotel Plaza Camboriú, em Balneário Camboriú, entre as polícias Civil e Militar e a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico municipal (Sectur). Na pauta, o Carnamboriú 2009. A preocupação da Sectur foi levantar os pontos positivos e negativos do evento, para que em projetos futuros, os erros sejam minimizados ou possam até inexistir.

Estiveram presentes órgão locais através de representantes da Polícia Militar (comando do 12º Batalhão), Polícia Civil, Associação Empresarial de Balneário Camboriú – Acibalc, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL/BC, Sindicato do Comércio Varejista – Sincomécio, Secretaria Municipal de Segurança, Fundo Municipal, Fundo Municipal de Trânsito (Funtran), Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares – Sindisol, Sindicato dos Empregados de Bares Restaurantes e Similares – Sechobar, Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, e a Comissão de Turismo da Câmara de Vereadores, além da Sectur e da convidada especial Abrajet – Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Santa Catarina), que tem seu presidente também como membro do Conselho Estadual de Turismo.

A reunião iniciou com o diretor de Turismo do município, Ademar Schneider, explicando da necessidade de o trade se envolver nas promoções que trazem turistas à cidade. Ademar passou a palavra para a delegada Magali Inácio Nunes, da 1º Delegacia de Polícia de Balneário Camboriú. Ela avaliou positivamente o evento e o caracterizou como “bastante tranquilo”. “Pela quantidade de pessoas que a praia recebeu, entre 110 e 120mil, não houve ocorrências de destaque. Foi um carnaval da paz, da família, apesar da demanda”, analisou.

O tenente coronel PM Edemir Meister, comandante do 12º BPM, também esperava que o evento fosse provocar situações fora do limite. “Quando se pensa em fazer um evento de grande repercussão, a primeira preocupação é com a segurança. Se ela vier a falhar, falha todo o resto. Agora penso que tivemos um pouco de culpa de não incentivar o evento, mas tínhamos receio. Seria bom que sempre acontecesse como aconteceu, de planejarmos todas as ações em conjunto com antecedência. Apesar de algumas falhas, todos os esforços foram feitos com o GOPE, com a cavalaria e o contingente onde estava a concentração de pessoas. Felizmente, não houve ocorrências graves”, pontuou.

O capitão Marcelo Egídio, que comandou o policiamento durante o Carnamboriú, disse que “o evento, em si, foi um sucesso,  tranquilo”. Explicou que não houve ocorrências, apesar de algumas arestas que devem ser tratadas em eventos seguintes. Destacou o respeito que houve aos horários, mas criticou serem feitos eventos simultâneos, o que acabou fracionando o contingente de policiais. Sobre o show de Jota Quest, o capitão explicou que, por volta de uma hora antes da apresentação, havia cerca de 20 mil pessoas na praia e ele estava tranquilo. Contou que de repente, a praia se tornou ocupada e pela conta que a PM faz de área tomada, havia mais de 120 mil pessoas espectadoras. “Nossa preocupação é que o carnaval é um evento de grande consumo de bebidas alcoólicas, o que afeta a segurança pública, e faltou ação maior da fiscalização, pois havia muitos vendedores sem alvará. A escolha da banda foi extremamente positiva, pois atraiu famílias inteiras. Nos preocupamos, pois a praia é um lugar aberto, e a presença de pessoas de má índole é inevitável. Outro problema foi bebidas em vidro. O vidro é uma arma e uma grande preocupação, assim como é no Réveillon”, destacou lembrando ainda que o som ruim fosse uma reclamação que chegou à PM. Também citou que seriam necessários mais banheiros públicos espalhados pela orla.

A presidente do Sindisol, Karina Peters, afirmou que só ouviu elogios sobre o Carnamboriú. “A ocupação dos hotéis ficou na média dos 90%, um número melhor que em 2008”. Ela sugeriu que em outros eventos de grande porte na praia, fossem colocadas torres com policiais no meio do público e que fosse feito algum tipo de triagem com os espectadores, antes de chegarem ao local do show. Também sugeriu a diminuição de bebidas em vidro e lembrou que a faixa de areia da Barra Sul é maior e acomodaria melhor o show. Assim mesmo, Karina aprovou o evento e a localização.

O presidente da CDL, Altamir Teixeira, parabenizou a organização do evento. Ele avalia que a cidade precisa de promoções como o Carnamboriú, que traga turistas à cidade, pois é a indústria que movimenta todos os setores de nossa economia. “Sugiro um grande evento no meio do ano e também uma decoração natalina diferenciada. Não concordo quando dizem que decorações não atraem pessoas. Basta ver Gramado e outras cidades que investem neste tipo de atrativo”, disse Altamir, que gostou muito da escolha de Jota Quest para o show do carnaval.

O superintendente do Funtran, Jaime Mantelli, citou alguns erros de entrosamento e de informações que acabaram complicando as atividades do setor de trânsito municipal, pois não se esperava tantas pessoas na cidade. Ele explicou da dificuldade que foi atender vários locais ao mesmo tempo (Pontal Norte, Centro e passagem de blocos pela Avenida Atlântica), por falta de equipamentos e de pessoal. “Estamos melhorando estes aspectos, mas nenhum motivo justificaria não fazer o evento”, defendeu. Mantelli acredita que a ousadia das entidades, em parceria com o comércio, poder público e trade, enfim, poderá mudar positivamente o turismo em Balneário Camboriú.

Já Francisco de Assis Silva, supervisor operacional da Secretaria de Segurança, destacou o trabalho da Secretaria, que atuou não só no trânsito, mas ajudou em outras atividades, como as da Secretaria de Obras, durante o Carnamboriú. Disse que o trabalho se tornou difícil pela falta de equipamentos e porque muitas pessoas não respeitaram o trânsito, as faixas de segurança, os pedestres, enfim, houve muitas limitações que, segundo Assis, serão sanadas com o tempo. “No próximo evento queremos estar mais preparados”, avalia.

A presidente do Sechobar, Olga Ferreira, também parabenizou os organizadores do Carnamboriú, os policiais e todos os que trabalharam no projeto. “Se queremos público o ano inteiro em Balneário Camboriú, esse é o caminho, mas sempre com muita disciplina”, lembrou.

O vereador Roberto de Souza Junior, da Comissão de Turismo da Câmara, também compareceu à reunião e parabenizou a equipe por ter organizado um grande carnaval em menos de um mês. Sugeriu para o próximo, que se incentive o desfile de blocos de bairros e aproveitou para também solicitar que sejam feitos projetos para melhorar a decoração de Natal da cidade.

O presidente da Abrajet/SC e membro do Conselho Estadual de Turismo, Valmir Grein, disse que há muito tempo não se fazia um carnaval como foi o Carnamboriú. “A cidade descobriu um novo filão, o carnaval para a família. Temos que incentivar a decoração de quiosques, o comércio, a volta dos blocos. No mais, todos estão de parabéns”, sinalizou.

Álvaro Zambom dos Santos, presidente da Acibalc, sugeriu que em 2010 sejam feitas parcerias com fundos que possam patrocinar o carnaval, para que a cidade não tenha que envolver grandes quantias. O diretor Ademar Schneider concordou com sua colocação, requisitando apoio de entidades, do comércio, de pessoas que se beneficiam com o turismo.

Para finalizar, os funcionários da Sectur, o turismólogo Alexandre Montenegro e o Assessor Carlos Dickmann, deram seus pontos de vista. Alexandre disse que a cidade poderia, através das entidades, incentivar a cultura com os grupos que fazem trabalhos sociais, como o Latarte que se apresentou durante três horas e tem um  trabalho que agrada os turistas. Dickmann ratificou a idéia da Sectur de realizar eventos voltados à família e de envolver os bairros em blocos carnavalescos.

Reativação do Conselho
Ao final do encontro, foi discutida a reativação do Conselho Municipal de Turismo, que está parado há cinco anos. Todas as entidades presentes firmaram compromisso de participar da entidade, que ajudará a decidir, organizar e promover os eventos de turismo na cidade. Com o Conselho funcionado, Balneário Camboriú poderá buscar verbas federais, inclusive para promoção de cursos de qualificação e eventos de grande porte. O Regimento Interno do Conselho foi distribuído entre os participantes. Ficou agendada para dia 25 de março, às 8h30, a reunião que definirá os nomes para integrar o órgão.

-------------------------------------------------------------------------------------
Silvia C. Bomm - Ass. Comunicação
Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Prefeitura de Balneário Camboriú
(47) 3367-8122
e-mail: comunicacao@secturbc.com.br
www.camboriu.sc.gov.br
www.secturbc.com.br

Últimas Notícias

Credenciamento para Escolas de Samba, Blocos e Trios Elétricos está aberto Está aberto o edital para o processo de credenciamento de blocos, escolas de samba e trios elétricos para o carnaval de rua 2020 de Balneário Camboriú, que acontecerá nos dias 21 a 25 de fevereiro.As inscrições são abertas para pessoas físicas e jurídicas que devem fazer o credenciamento diretamente na Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Rua 2.850, 566 - Centro de Balneário Camboriú), da 13h às 18h, até o dia 11 de fevereiro. Os documentos exigidos estão neste edital.A avaliação das propostas será feita por uma Comissão de Credenciamento e Seleção, criada através de um decreto. Dentre os critérios de avaliação estão tempo de fundação, indumentárias, número de participantes, número de integrantes da bateria e participação nos desfiles. Já com relação aos trios elétricos, também é avaliada a potência.As dúvidas podem ser esclarecidas diretamente na SECTUR ou pelo telefone (47) 3367-8122.___________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú(47) 3367-8122Diretoria de ComunicaçãoEstagiária de jornalismo: Giselli D’IsepFoto: Arquivo PMBC(47) 3267-7022www.bc.sc.gov.br www.facebook.com/prefeituradebcwww.facebook.com/secretariadeturismodebcwww.instagram.com/prefeituradebcwww.instagram.com/secturbcwww.twitter.com/prefeituradebcwww.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu  +
Pintura do primeiro pilar da Passarela da Barra já está em andamento A pintura do primeiro pilar da Passarela da Barra está em andamento e pode ser apreciada por quem passa pela Avenida Normando Tedesco, sentido Barra Sul. Serão pintados quatro painéis artísticos nas laterais externas dos dois lados da Passarela, localizada sobre o Rio Camboriú. O primeiro mural foi iniciado no final do mês de dezembro e está previsto para finalizar ainda nesta semana.O equipamento turístico está ganhando novo visual com técnicas de muralismo e da arte conceitual moderna feitos pelo artista Tom Veiga e sua equipe. Nos painéis, o artista vai retratar a atividade pesqueira e a história local.A Passarela da Barra possibilita a travessia entre a Barra Sul e o Bairro da Barra e diariamente recebe pedestres que atravessam pelo local. A previsão é de que os painéis estejam prontos em março.A execução dos murais está sob a responsabilidade da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico, que cuida da estrutura, e da Fundação Cultural, que acompanhará o trabalho artístico.___________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú(47) 3367-8122Diretoria de ComunicaçãoEstagiária de jornalismo: Giselli D’IsepFoto: Evaristo Matheussi(47) 3267-7022www.bc.sc.gov.br www.facebook.com/prefeituradebcwww.facebook.com/secretariadeturismodebcwww.instagram.com/prefeituradebcwww.instagram.com/secturbcwww.twitter.com/prefeituradebcwww.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu  +
Balneário Camboriú recebe primeira escala de navio de 2020 O navio Sovereign, da companhia Pullmantur, fundeou no Atracadouro Barra Sul às 06h desta quinta-feira (02) e partiu às 17h. Esta foi a primeira escala de 2020. Outras dezesseis escalas ocorrem até março. Entre passageiros e tripulantes, o Sovereign trouxe à cidade 2.272 pessoas.O navio veio do Rio de Janeiro e seguiu viagem para Santos (SP).Nesta sexta-feira (3) a cidade receberá o transatlântico Costa Fascinosa, com previsão de 4.764 passageiros e tripulantes.___________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú(47) 3367-8122Diretoria de ComunicaçãoEstagiária de jornalismo: Giselli D’IsepFoto: Maria Julia Púppio(47) 3267-7022www.bc.sc.gov.br www.facebook.com/prefeituradebcwww.facebook.com/secretariadeturismodebcwww.instagram.com/prefeituradebcwww.instagram.com/secturbcwww.twitter.com/prefeituradebcwww.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu  +
Réveillon 2020: show nos céus de BC Cerca de um milhão de pessoas acompanharam a queima de fogos na Praia Central de Balneário Camboriú, na chegada de 2020. O espetáculo, que durou 15 minutos, emocionou a multidão e pôde ser assistido ao vivo pela câmera instalada no pontal norte."Foi lindo! Passo a virada aqui há alguns anos, mas neste ano esteva especial", conta a turista de Carazinho, no Rio Grande do Sul, Sandra Coletto.Os grupos acompanharam os fogos que saíram de oito balsas e dos molhes Klaus Fisher (Barra Sul) e da Barra Norte. As cores escolhidas possuem efeitos especiais diferentes com colorações de baixo estampido, ou seja, estouros mais silenciosos que os normais.Cerca de 750 pessoas estiveram envolvidas na Operação do Réveillon, entre forças de segurança pública para garantir a tranquilidade da festa.Já no início da madrugada, por volta da 1h30, as equipes de limpeza iniciaram o recolhimento do lixo. As equipes, posicionadas nas extremidades da praia contaram com 10 caminhões e 10 máquinas para a limpeza, além dos equipamentos individuais."Mais uma vez, Balneário Camboriú realizou uma bela festa. Nossos turistas e moradores puderam aproveitar uma das maiores e melhores viradas do ano do país e se encantar com esse show", fala o Prefeito Fabricio Oliveira. Sucesso no atendimento à populaçãoO hospital de campanha, montado novamente na Praça Almirante Tamandaré, se mostrou eficaz. Mais de 200 procedimentos foram realizados pela equipes médica e odontológica.Este ano, a novidade foi o atendimento odontológico imediato, com o Odonto Móvel, que realizou procedimento em pacientes com dentes quebrados.A maior parte dos atendimentos ocorreu devido ao excesso no consumo de bebida alcoólica.Outra novidade foi a Base Integrada de Segurança, também na Praça, onde foram coordenadas as ações das polícias Militar, Civil, Guarda Municipal, Bombeiros Militares e Agentes de Trânsito. E o resultado foi super positivo.Mesmo com o grande número de expectadores, foram registradas poucas ocorrências, consideradas de pouca gravidade, tendo em vista o tamanho da festa.O abastecimento de água ocorreu normalmente, sem registro de desabastecimento. Ainda na manhã desta quarta-feira (1), houve investigação por parte de técnicos da Emasa, onde foi descoberta uma barragem clandestina no Rio Camboriu. Ela foi derrubada e a autoria da mesma está sendo investigada._________________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú(47) 3367-8122Diretoria de ComunicaçãoJornalista: Gabriella BelleFoto: Diretoria de Comunicação(47) 3267-7022www.bc.sc.gov.brwww.facebook.com/prefeituradebcwww.instagram.com/prefeituradebcwww.twitter.com/prefeituradebcwww.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu +
Réveillon 2020: Fique por dentro da programação completa Balneário Camboriú, como todos os anos, se prepara com muito esmero para a chegada do Ano Novo, e também para receber os moradores e milhares de turistas que passam a virada aqui. A contagem regressiva já começou e para proporcionar um dos mais bonitos espetáculos de fogos de artifício do Brasil, o Município reforçou a segurança, trânsito e saúde para que todo o evento ocorra da forma mais segura e tranquila para todos.O espetáculo deste ano contará com oito balsas flutuantes distribuídas pelo mar e dois pontos em terra (os molhes da Barra Sul e do Pontal Norte). A duração de queima de fogos é de 15 minutos e promete emocionar moradores e turistas. As cores escolhidas possuem efeitos especiais diferentes com colorações de baixo estampido, ou seja, estouros mais silenciosos que os normais.SaúdePara garantir um Réveillon tranquilo para a população, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o SAMU e o Corpo de Bombeiros, vai montar um Hospital de Campanha na Praça Almirante Tamandaré, com funcionamento das 18h do dia 31/12 (terça-feira) até às 6h do dia 1º de janeiro (quarta-feira), ofertando atendimentos de baixa, média e alta complexidade. TrânsitoEm virtude das comemorações do Ano Novo, Balneário Camboriú sofrerá modificações no trânsito a partir das 21h do dia 31 de dezembro para maior comodidade dos moradores e turistas, segurança e organização da cidade. Serão 36 agentes de trânsito distribuídos em pontos estratégicos para a fiscalização e ordenamento das vias, com apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar. Segurança e outras orientaçõesPara maior tranquilidade dos moradores e turistas de Balneário Camboriú, no Réveillon as instituições de segurança que atuam no Município terão o efetivo reforçado. Mais de 750 pessoas estarão envolvidas na Operação Réveillon, entre elas 130 Policiais Militares, 90 Guardas Municipais, 50 Agentes de Trânsito e Bombeiros Militares, além de uma equipe do Abordagem Social, Defesa Civil, Polícia Civil, Secretaria de Saúde, Bombeiros Voluntários e SAMU. Limpeza da PraiaPosicionadas nos seis quilômetros de areia da Praia Central, as equipes começam a limpeza no Pontal Sul à 1h30 da madrugada, e no Pontal Norte, às 2h. Três equipes distintas serão responsáveis pelo recolhimento de garrafas, latas e todo o tipo de lixo descartado na areia. As equipes, posicionadas nas extremidades da praia contarão com 10 caminhões e 10 máquinas para a limpeza, além dos equipamentos individuais. A previsão da conclusão dos trabalhos é às 7h, na Praça Tamandaré, onde as equipes se encontrarão. Ponto FacultativoNos dias 30 e 31 de dezembro, vésperas de Ano Novo, será ponto facultativo nas repartições públicas municipais de Balneário Camboriú. E na terça-feira (01/01) é feriado nacional. Por isso, somente os serviços essenciais serão mantidos nestes dois dias e o expediente normal retornará na quarta-feira (02).Veja como serão os atendimentos no feriadão de Réveillon:- Saúde: Atendimento 24h no Pronto Atendimento do Hospital Ruth Cardoso; Pronto Atendimento da Barra e SAMU; e um Hospital de Campanha na Praça Almirante Tamandaré, que funcionará a partir das 19h do dia 31 de dezembro (segunda-feira) até às 6h do dia 1º de janeiro (terça-feira).- Segurança (Guarda Municipal, Agentes de Trânsito): Plantão no 153;- Defesa Civil: Plantão no 199 ou celular (47) 99232-4928;- Emasa: O Balcão de Atendimento funcionará das 9h às 12h, no dia 28 de dezembro. No dia 30, funcionará das 8h às 18h. Na véspera, 31 de dezembro, atendimento somente pelo Plantão no 0800 643-6272 ou pelo Whatsapp (47) 3261-0000;- Junta Militar e Fórum: Retornam no dia 06 de janeiro de 2020;- Resgate Social: Plantão no (47) 98839-7075 e pelo 156;- Secretaria de Obras: Plantão (47) 9999-06568;- Fiscalização de Obras e Postura: (47) 99232-0187;- Programa Abraço de Proteção ao Idoso: (47) 3363-3020; (47) 99982-1632- Programa Abraço ao Servidor: (47) 99982-2104;- Programa Abraço à Vida: (47) 99982-2322;- Programa Abraço à Mulher: (47) 99982-1906;- Parque Ecológico Raimundo Gonçález Malta: Não abrirá dias 30, 31 de dezembro e 1º de janeiro. Após esse período, o Parque funciona diariamente para visitação das 13h às 17h, menos nos dias chuvosos.___________________Informações Adicionais:Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú(47) 3367-8122Diretoria de ComunicaçãoEstagiária de jornalismo: Mariana RosaFoto: Arquivo PMBC(47) 3267-7022www.bc.sc.gov.brwww.facebook.com/prefeituradebcwww.instagram.com/prefeituradebcwww.twitter.com/prefeituradebcwww.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu +
Saiba como será o show pirotécnico do réveillon 2020 em Balneário Camboriú O show pirotécnico de virada de ano em Balneário Camboriú já se tornou tradição. Considerado um dos maiores do Brasil, o Réveillon atrai turistas de todo país. O espetáculo deste ano contará com oito balsas flutuantes distribuídas pelo mar e dois pontos em terra (os molhes da Barra Sul e do Pontal Norte). A duração de queima de fogos é de 15 minutos e promete emocionar moradores e turistas.As cores escolhidas possuem efeitos especiais diferentes com colorações de baixo estampido, ou seja, estouros mais silenciosos que os normais. Durante o dia 31, a partir das 6h da manhã, ambos os molhes serão totalmente fechados para a montagem da estrutura sendo liberados às 6h do dia 1º de janeiro. A passarela da Barra também estará interditada entre 23h30 a 00h30 por questões de segurança.Os fogos de virada do ano visam manter o destino turístico como opção de entretenimento, lazer e bem-estar, fomentando a vinda de novos turistas para conhecer a cidade e assistir aos fogos da virada na orla da Praia Central.O evento atrai turistas de todas as idades, etnias e culturas do Brasil e exterior. Balneário Camboriú se consolidou como o segundo maior show pirotécnico do Brasil, perdendo apenas para o Rio de Janeiro. A expectativa de ocupação hoteleira é de 100% para este Réveillon, fora visitantes que possuem moradias no Município e demais unidade habitacionais e leitos existentes.___________________ Informações Adicionais:Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú (47) 3367-8122Diretoria de Comunicação Estagiária de jornalismo: Giselli D’IsepFoto: Arquivo PMBC(47) 3267-7022www.bc.sc.gov.br www.facebook.com/prefeituradebcwww.facebook.com/secretariadeturismodebcwww.instagram.com/prefeituradebcwww.instagram.com/secturbcwww.twitter.com/prefeituradebcwww.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu   +
Confira mais notícias

Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú.